Sem categoria Estudo: Elétricos têm menor impacto ambiental face aos carros a gasolina

Estudo: Elétricos têm menor impacto ambiental face aos carros a gasolina


As conclusões constam de um novo estudo da Universidade de Duke (Estados Unidos), publicado na revista ‘PLOS Climate’.

 

O setor dos transportes é responsável por 28% das emissões de gases com efeito de estufa nos Estados Unidos, existindo um consenso crescente a favor da adoção de veículos elétricos para enfrentar os desafios climáticos e de qualidade do ar.

No entanto, persiste o debate sobre se as baterias de iões de lítio são realmente mais limpas quando se considera todo o seu ciclo de vida, desde o fabrico até ao funcionamento.

No novo estudo, os investigadores utilizaram o Global Change Analysis Model (GCAM) para avaliar as emissões de CO2 e de poluentes atmosféricos em quatro cenários de crescente adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos até 2050.

A análise incluiu as emissões provenientes da produção de combustível, do fabrico de baterias, da montagem de veículos e da operação de veículos elétricos e a gasolina.

O estudo concluiu que, durante os dois primeiros anos de funcionamento, os veículos elétricos geram mais 30% de emissões de CO2 do que os veículos a gasolina, considerando todos os fatores do ciclo de vida.

As maiores emissões iniciais devem-se aos processos de extração de lítio e fabrico de baterias, que consomem muita energia.

No entanto, após o segundo ano de utilização na via pública, os veículos elétricos começam a reduzir as emissões cumulativas em comparação com as alternativas a gasolina.

Além disso, à medida que a capacidade das baterias aumenta, cada kWh adicional de baterias de iões de lítio leva a uma redução média de 220 kg de CO2 em 2030 e de 127 kg de CO2 em 2050.

Considerando tanto a poluição do ar como os impactos das alterações climáticas, o valor económico dos danos ambientais causados pelos veículos com motor de combustão interna ao longo da sua vida útil é atualmente 2 a 3,5 vezes superior ao dos veículos elétricos a bateria.

“Os veículos com motor de combustão interna causam duas a três vezes mais danos do que os veículos elétricos quando se tem em conta tanto o clima como a qualidade do ar”, resumiram os autores da investigação.

Os cientistas salientaram ainda que foram feitas várias suposições em relação à quilometragem, vida útil e tamanho médio das baterias dos automóveis nos Estados Unidos.

Além disso, o estudo não considerou as emissões associadas às infraestruturas necessárias para satisfazer a crescente procura de recarga de veículos elétricos.

No entanto, concluíram que os benefícios relativos dos veículos elétricos deverão aumentar nas próximas décadas, à medida que a geração de eletricidade se torna mais limpa devido à redução da utilização de combustíveis fósseis.

 

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