Em agosto do próximo ano, o Daihatsu Copen vai chegar ao fim. Mas o seu espaço na gama da marca acessível da Toyota Motor Corporation já tem um potencial sucessor na calha.
Na passada quarta-feira (29 de outubro), foi apresentado o ‘concept car’ Daihatsu K-Open. É um automóvel de pequenas dimensões e descapotável, com um estilo desportivo.
Não há muitos detalhes acerca do mesmo, mas o diretor-executivo e presidente da Toyota, Koji Sato, disse durante a conferência de apresentação que a tração é traseira. Sim, leu bem: a Daihatsu optou por tração traseira, apesar de o motor estar montado à frente.
E o dirigente sublinhou que este é um desafio considerável: “Precisas de pôr o motor baixo, montar cuidadosamente a transmissão e o eixo de transmissão, e conceber o desenho do pedal para que tudo se encaixe perfeitamente nesta carroçaria”.
Em termos de design, o Daihatsu K-Open não parece particularmente moderno. De facto, remete para a primeira geração do Copen, lançada em 2002. Tem faróis e farolins redondos.
Por dentro, é possível perceber que se trata de um automóvel conceptual de dois lugares e o condutor tem à sua frente um painel de instrumentos digital.
Há controlos táteis na consola central mas, por outro lado, existe travão de mão tradicional, alavanca da caixa manual de velocidades (que ‘denuncia’ cinco relações) e fitas a servirem como puxadores das portas – o que, em conjunto com o formato dos bancos, acentua o carácter desportivo do modelo.
Embora não existam datas, a julgar pelas palavras de Koji Sato este K-Open deverá mesmo passar à produção no futuro e suceder ao atual Daihatsu Copen: “Mal posso esperar por ver que tipo de carro será este Copen”, afirmou.
Leia Também: Toyota mostra ‘transformação’ radical do Corolla num novo conceito
