Dentro de cerca de dois anos, a Mazda deverá lançar o seu primeiro automóvel concebido ‘dentro de casa’ para ser 100 por cento elétrico – sem partir de outras plataformas de combustão ou de outros construtores. O desenvolvimento está em curso e os protótipos já começaram a ser testados.
Atualmente, a gama já inclui o MX-30 totalmente elétrico, tal como o 6e. No primeiro caso, a base é a do CX-30 a combustão, enquanto no segundo a plataforma é fornecida pela Changan.
Porém, ao contrário de outros grandes construtores, os japoneses ainda não conceberam por si mesmos qualquer modelo de raiz como elétrico. Em todo o caso, tem previsto um investimento de dez mil milhões de dólares para os próximos anos, pretendendo lançar este primeiro elétrico feito ‘à medida’ até 2027.
Ryuichi Umeshita, diretor técnico da Mazda, explicou à Autocar britânica: “Criámos a nossa própria equipa de desenvolvimento da eletrificação, a que chamamos ‘E-Mazda’, e essa equipa tem feito um ótimo trabalho”.
O dirigente revelou que já pôde conduzir um protótipo do futuro automóvel, considerando que este “tem uma dinâmica de condução muito boa”.
Apesar de ainda não ter lançado qualquer veículo elétrico ao contrário de rivais, Umeshita recusa que a Mazda esteja atrás da concorrência em termos de desenvolvimento: “Já temos muitos engenheiros bons, engenheiros experientes”, frisou.
Para já, o fabricante ainda não decidiu se este futuro modelo será de baixo ou alto volume, fazendo depender isso do mercado e dos regulamentos relativos à transição energética do setor automóvel.
Os atuais Mazda elétricos
O Mazda 6e, lançado na Europa este ano com uma plataforma oriunda da chinesa Changan, pode percorrer até 552 km graças a uma bateria que pode ser de 66,8 ou 80 kWh. É um sedã de cinco portas, que partilha a base com o Deepal L07.
O carregamento rápido permite recuperar 235 km de autonomia em cerca de 15 minutos na bateria mais pequena, enquanto na maior é possível repor carga para 385 km em 47 minutos. A potência atinge os 190 cv. Atualmente em pré-venda em Portugal, está disponível por 40.050 euros.
Quanto ao Mazda MX-30, trata-se de um automóvel que tanto pode ser híbrido, como elétrico – ou seja, não é um modelo especificamente criado para ser elétrico, como já vários rivais da Mazda têm. E a plataforma é a do CX-30.
A versão elétrica conta com motor e-Skyactiv e uma bateria de 35,5 kWh, com a autonomia a ser superior a 200 km no ciclo WLTP. O carregamento até aos 80 km/h pode acontecer em 30 a 40 minutos. É, igualmente, um crossover SUV.
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