No Chelsea desde a temporada de 2022/2023, Wesley Fofana não tem sido opção habitual nos londrinos. Nas estradas, as coisas também não lhe têm corrido bem.
Segundo o The Telegraph, a 20 de abril passado o futebolista de 24 anos foi apanhado em excesso de velocidade na A3 Esher Bypass em Hook. E, agora, foi sancionado em 300 horas de serviço comunitário ou pena de prisão.
Esta sentença junta-se a uma interdição de conduzir anterior, aplicada em maio. É que Fofana já foi detetado por oito vezes a desrespeitar os limites de velocidade, em carros como um Audi ou um Rolls-Royce.
Anteriormente, segundo o The Sun, Fofana tinha sido multado em 5.328 libras (mais de 6.000 euros) e suspenso de conduzir por seis meses em 2023 – também por excesso de velocidade. Depois, em maio deste ano, foi alvo de uma inibição de conduzir por dois anos devido ao mesmo motivo, sendo que na altura foi também sancionado com 38 pontos de penalização na carta.
Esta infração que agora é notícia foi cometida ao volante de um Lamborghini Urus. Foi captada pela ‘dash cam’ de outro condutor, que denunciou o caso às autoridades.
Depois de ser presente a tribunal, Fofana ficou sujeito a 300 horas de serviço comunitário ou pena de prisão. E foi repreendido pela juíza, que terá dito: “É óbvio que entende que há muitos jovens a vê-lo e gostariam de ser como o senhor e segui-lo. […]. Precisa de ser muito mais responsável no seu comportamento”.
O futebolista assumiu as culpas por esta infração de excesso de velocidade, numa situação em que também protagonizou manobras perigosas. Para além do serviço comunitário, recebeu mais uma interdição de conduzir de 18 meses (ano e meio) e terá de pagar ao todo – neste caso – 199 libras (mais de 226 euros, à taxa de câmbio atual).
O Lamborghini Urus
Apresentado oficialmente em 2017, o Lamborghini Urus chegou ao mercado no ano seguinte. É um crossover SUV de luxo de alto desempenho que, atualmente, tem três versões – S, SE híbrida plug-in e Performante.
Nas variantes S e Performante, pode atingir os 490 kW (666 cv) de potência, debitados por um motor a gasolina V8 biturbo 4,0 litros, com a velocidade a rondar os 305 km/h. Este propulsor conjuga-se com um motor elétrico na variante SE, capaz de atingir os 800 cv de potência e os 312 km/h de velocidade.
Não menos impressionante é o sistema de travagem, com discos de carbocerâmica. Todas as variantes são de tração integral, com caixa automática de oito velocidades. A bateria da variante SE é de iões de lítio com células prismáticas.
No Urus S, encontra-se uma suspensão adaptativa a ar, enquanto no Performante é multi-braços e no SE há um conjunto de suspensão multi-braços com amortecedores semiativos.
A bordo, o condutor usufrui de três ecrãs digitais de alta definição, sistema de som avançado Bang & Olufsen, modos de condução selecionáveis através do botão Anima (que são seis no Urus S e no SE e quatro no Performante) e, no SE, há também um sistema de telemetria.
É, igualmente, possível contar com diversos sistemas avançados de assistência à segurança (ADAS) – incluindo cruise control adaptativo, stop & go ou assistência em autoestrada com manutenção na via e centragem na via.
Em termos de segurança, todas as variantes estão dotadas de alerta de velocidade ou chamadas de emergência, entre outros recursos. O conjunto de infoentretenimento inclui navegação conectada com informação de trânsito em tempo real e interface de smartphone.
Leia Também: Lamborghini Manifesto: Conceito extremo quer ser referência para o futuro
