Em breve, os radares de velocidade farão parte do passado na província de Ontário (Canadá). O líder do governo local está contra este tipo de equipamentos de fiscalização.
Segundo a CBC, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, referiu: “Os governos precisam de devolver dinheiro aos bolsos das pessoas para ajudar a tornar as vidas delas mais acessíveis. Mas, infelizmente, demasiados governos estão a fazer o contrário. Estão a aumentar os impostos e a tirar mais dinheiro dos bolsos das pessoas”.
Quanto aos radares de velocidade, o governante considera que têm sido utilizados por vários municípios “como nada mais do que arrecadar dinheiro“.
E questionou: “Por que é que temos de cobrar às pessoas? Por que é que não as abrandamos, em vez de as deixar passar num radar em excesso de velocidade?”.
No entender de Doug Ford, ao emitirem multas, os radares não estão a abrandar os automobilistas: “Não teriam multas se as abrandassem. Em vez disso, estamos a ver centenas de milhar de multas”.
Esta medida também surge numa altura em que se regista uma ‘onda’ de atos de vandalismo contra radares de velocidade no Canadá – foram cerca de 800 incidentes em nove meses na cidade de Toronto, segundo o CarScoops.
No entanto, um estudo realizado pelo Hospital SickKids e pela Universidade Metropolitana de Toronto em Toronto mostra que os radares conseguiram reduzir o excesso de velocidade em 45 por cento nas zonas escolares urbanas daquela cidade. Já a cidade de Brampton diz ter concluído que há equipamentos que resultaram em reduções superiores a 20 km/h.
Os radares permitem fiscalizar a velocidade permanentemente, identificando os automóveis dos infratores. São posicionados em locais estratégicos, onde o excesso de velocidade é mais perigoso (como dentro das cidades) ou é mais vezes infringido. Assim, acabam por funcionar não só como um recurso para punir quem desrespeita a lei, como também ajudam a que as estradas sejam mais seguras.
Radares desaparecem. Como controlar a velocidade?
O ministro dos Transportes canadiano, Prabmeet Sarkaria, esclareceu na semana passada que os radares de velocidade seriam todos removidos nas duas semanas seguintes.
Doug Ford apontou para medidas alternativas como lombas, passadeiras elevadas, rotundas e sinais luminosos, e irá encorajar o município a adotá-los – anunciando até um novo fundo para ajudar a compensar os custos decorrentes.
Já Prabmeet Sarkaria esclareceu que haverá sinalização temporária e de maiores dimensões nas zonas em que os radares serão removidos. E também afirmou: “Continuaremos a trabalhar com os municípios quanto ao financiamento futuro ao longo das próximas semanas, sobre medidas adicionais que podem adotar para melhorar a moderação da segurança rodoviária”.
Medida criticada
Tendo em conta a importância dos radares de velocidade para a fiscalização e segurança nas estradas, a remoção destes equipamentos no Ontário gerou críticas.
Foi o caso do líder parlamentar liberal, John Fraser, que disse: “O que Doug Ford fez foi dizer não aos chefes de polícia, dizer não ao Hospital SickKids, e disse, ‘estou a pôr-me ao lado dos vândalos no centro de Toronto, que têm danificado radares de velocidade”.
Já Marit Stiles, líder do NDP, atirou as responsabilidades por incidentes que venham a acontecer para Doug Ford: “Há muitas coisas diferentes que podemos fazer para abrandar as pessoas, é claro. Mas se um peão, se uma criança, ficar ferida entretanto, a responsabilidade vai estar nos ombros do primeiro-ministro”.
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