Na semana passada, a 29 de outubro, a Stellantis iniciou a produção do novo Jeep Compass na fábrica de Melfi, em Itália.
Este é um dos modelos através do qual o conglomerado automóvel quer recuperar um melhor desempenho de vendas e de produção em Itália – onde, segundo o sindicado FIM Cisl, só deverá produzir pouco mais de 310 mil automóveis este ano.
O automóvel, baseado na plataforma STLA Medium, tem dois tipos de motorização inicialmente: híbrida e totalmente elétrica. As entregas deverão começar ainda este ano. Posteriormente, será introduzida uma variante híbrida plug-in de 195 cv no início de 2026.
A nova geração do Jeep Compass com conjunto ‘mild hybrid’ de 48 volts tem motor a gasolina 1,2 litros com 145 cv de potência, ao passo que o totalmente elétrico debita 213 cv de potência com tração dianteira e até 375 cv com tração integral. A bateria é de 74 kWh, sendo que a autonomia pode chegar aos 650 km. O carregamento dos 20 aos 80 por cento poderá ser feito em meia hora.
Desde o seu lançamento original, o Jeep Compass já vendeu cerca de dois milhões e meio de exemplares. A nova geração será comercializada em 60 países – não só na Europa, como também em África, Ásia, Austrália, Médio Oriente e Nova Zelândia. O Compass para os Estados Unidos da América será fabricado nesse próprio país, evitando assim as tarifas, segundo a Reuters.
Leia Também: Novo Jeep Compass Altitude está a chegar a Portugal. Saiba o preço
