Sem categoria Ruído ou silêncio a passar num túnel? Patente propõe que condutor decida

Ruído ou silêncio a passar num túnel? Patente propõe que condutor decida


E se fosse possível adaptar o comportamento e a acústica do carro enquanto passa por um túnel, de modo a adequar-se às preferências dos ocupantes? É o que propõe uma criação da Porsche que recentemente deu entrada na plataforma online da Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

 

Nos documentos de patente, consultados pelo Auto ao Minuto, pode ler-se: “A invenção é relativa a um método para operar um veículo a motor durante uma passagem em túnel“.

Quando o sistema do automóvel detetar uma passagem por túnel iminente, transmite um ‘lembrete’ “visual e/ou acústico” ao condutor, que então poderá escolher ativar ou não um dos modos de túnel. A deteção é feita através de câmaras.

A ideia prevê “pelo menos dois modos de túnel operacionais disponíveis”. A ativação de qualquer um deles significa que “pelo menos um parâmetro operacional do motor é automaticamente mudado durante a passagem do túnel” e desativado depois do mesmo.

Para maximizar ou minimizar ruído

O texto descreve os modos imaginados: “O primeiro modo de operação em túnel fornece aos ocupantes do veículo uma experiência de condução emocional acusticamente no geral durante a passagem em túnel”.

Por outras palavras, os ruídos do motor à passagem por um túnel são aprimorados. E o sistema de transmissão até pode reduzir pelo menos uma relação para dar mais emoção à experiência acústica dentro do túnel.

Com tempo seco, os vidros laterais são automaticamente abertas. Quando a temperatura ambiente é fria, o sistema de ar condicionado é automaticamente ajustado para uma temperatura mais alta, sendo também possível ativar o aquecimento dos bancos automaticamente.

Quanto ao segundo modo, “minimiza o mais possível o nível de ruído durante a passagem do túnel”, destinando-se àqueles que não gostam do barulho associado à passagem por um túnel e prefiram conforto.

Como é que o automóvel faz isso? Recorre a sensores acústicos para detetar o ruído externo enquanto dura a passagem pelo túnel. É, também, gerado um sinal acústico para suprimir ativamente o ruído no habitáculo.

E os elétricos?

Os carros elétricos não têm um ruído de motor, pelo que não a sonoridade na passagem por túneis não tem a mesma intensidade de motorizações de combustão.

Mas a Porsche também pensou nos condutores destes modelos: “É possível que um som sintético de motor seja gerado durante a passagem em túnel no primeiro modo de operação em túnel”. E concebeu mesmo guardar num dispositivo de memória o “som sintético preferido” entre vários disponíveis.

Para os convertíveis, há uma solução talhada: no primeiro modo de túnel, o condutor pode ser aconselhado por um sinal visual a parar num local em que seja possível fazê-lo para abrir o tejadilho.

Um último detalhe: se as condições não forem ideais para uma operação segura, pode ser gerada uma reverberação acústica sintética com base no perfil de condução (velocidade, mudança selecionada e tipo de motorização).

Para já, este é um conceito patenteado pela Porsche, o que não significa necessariamente que venha a passar para modelos de produção.

Leia Também: Porsche cria motor que pode ter 18 cilindros e três turbos

Related Post

Generated by Feedzy