Uma das fontes de energia limpa mais acessíveis é a do sol. E a Nissan apresentou no Japan Mobility Show, em Tóquio, uma solução para alimentar automóveis elétricos com energia solar – inclusive em andamento.
É o Ao-Solar Extender, aplicado a um protótipo do ‘kei car’ Nissan Sakura. Segundo a equipa de desenvolvimento responsável, é possível “gerar energia suficiente para suportar até 3.000 km de autonomia por ano“.
O sistema consiste em dois painéis solares localizados no tejadilho, que captam a energia do sol e, assim, podem otimizar a autonomia do veículo.
Segundo o construtor japonês, há um painel fixo que capta a energia durante a condução que permite produzir até cerca de 500 W. Ou seja, é possível carregar o veículo inclusive em movimento.
Depois, há um painel solar extensível, que também tem benefícios ao nível da climatização anterior: permite deixar o para-brisas à sombra, pelo que em dias quentes a temperatura interior pode manter-se mais controlada. Dispensa-se, assim, o uso de ar condicionado.
Conta a Nissan que o conjunto de painéis solares “foi concebido de forma a minimizar a resistência ao vento”, para além de o integrar no design do Sakura – um ‘kei car’ que foi o veículo elétrico mais vendido no Japão nos últimos três anos.
A ideia do Ao-Solar Extender é permitir reduzir a dependência da rede elétrica, tal como tornar os automóveis elétricos mais convenientes e simplificar o seu carregamento.
No entender do fabricante, tendo em conta que o Sakura é sobretudo utilizado para deslocações curtas, para muitos condutores esta solução de alimentação através da energia solar “pode praticamente eliminar a necessidade” de recorrer à rede elétrica.
Leia Também: Nissan Ariya será atualizado para 2026. Estas são as primeiras imagens
