Sem categoria Este sistema de painéis solares da Nissan permite carregar em movimento

Este sistema de painéis solares da Nissan permite carregar em movimento


Uma das fontes de energia limpa mais acessíveis é a do sol. E a Nissan apresentou no Japan Mobility Show, em Tóquio, uma solução para alimentar automóveis elétricos com energia solar – inclusive em andamento.

 

É o Ao-Solar Extender, aplicado a um protótipo do ‘kei car’ Nissan Sakura. Segundo a equipa de desenvolvimento responsável, é possível “gerar energia suficiente para suportar até 3.000 km de autonomia por ano“.

O sistema consiste em dois painéis solares localizados no tejadilho, que captam a energia do sol e, assim, podem otimizar a autonomia do veículo.

Segundo o construtor japonês, há um painel fixo que capta a energia durante a condução que permite produzir até cerca de 500 W. Ou seja, é possível carregar o veículo inclusive em movimento.

Depois, há um painel solar extensível, que também tem benefícios ao nível da climatização anterior: permite deixar o para-brisas à sombra, pelo que em dias quentes a temperatura interior pode manter-se mais controlada. Dispensa-se, assim, o uso de ar condicionado.

Conta a Nissan que o conjunto de painéis solares “foi concebido de forma a minimizar a resistência ao vento”, para além de o integrar no design do Sakura – um ‘kei car’ que foi o veículo elétrico mais vendido no Japão nos últimos três anos.

A ideia do Ao-Solar Extender é permitir reduzir a dependência da rede elétrica, tal como tornar os automóveis elétricos mais convenientes e simplificar o seu carregamento.

No entender do fabricante, tendo em conta que o Sakura é sobretudo utilizado para deslocações curtas, para muitos condutores esta solução de alimentação através da energia solar “pode praticamente eliminar a necessidade” de recorrer à rede elétrica.

Leia Também: Nissan Ariya será atualizado para 2026. Estas são as primeiras imagens

Related Post

Generated by Feedzy