Os lucros do Grupo BMW diminuíram nos primeiros nove meses do ano. Os dados financeiros divulgados esta quarta-feira (5 de novembro) mostram uma descida de 6,8 por cento face ao mesmo período do ano passado, com 5.712 milhões de euros. Ainda assim, as entregas de novos veículos aumentaram.
Nos primeiros nove meses do ano, o grupo, que junta BMW, Mini e Rolls-Royce, viu os lucros recuarem 420 milhões de euros face aos 6.132 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado, num intervalo em que as receitas também recuaram 5,6 por cento para 99.999 milhões de euros.
Até setembro, as receitas com automóveis baixaram 4,1 por cento e as com motociclos 1,6 por cento para, respetivamente, 87.164 milhões de euros e 2.522 milhões de euros.
As receitas com serviços financeiros, por sua vez, aumentaram 3,9 por cento para 29.711 milhões de euros.
Apenas no terceiro trimestre, os lucros da fabricante mais que triplicaram, passando de 476 milhões de euros no ano passado, para 1.697 milhões de euros nos meses de julho, agosto e setembro deste ano.
Entre 1 de janeiro e 30 de setembro deste ano, o grupo bávaro entregou 1.795.734 veículos, dos quais 1.585.382 com o escudo BMW (mais 0,1 por cento), 206.252 com a insígnia Mini (+23,7 por cento) e 4.100 com o nome Rolls-Royce (+3,3 por cento).
Por geografia, o grupo apresentou na Europa um ganho de 8,6 por cento até setembro – destacando-se o crescimento de 7,3 por cento no mercado doméstico -, na América de 9,8 por cento (nos Estados Unidos da América aumentou 9,5 por cento) e na Ásia uma quebra de 7,8 por cento, impactada pela redução de 11,2 por cento na China.
Apenas no terceiro trimestre, as entregas no mercado americano subiram 24,4 por cento, destacando-se o crescimento de 24,9 por cento nos EUA, apesar de o administrador financeiro do grupo, Walter Mertl, ter previsto, em conferência telemática, um impacto de 1,5 pontos na margem anual devido às tarifas aplicadas por Washington.
Também a produção do grupo baixou até setembro, na ordem dos 6,4 por cento em termos homólogos, para 1.857.174 unidades.
Os novos contratos de financiamento e ‘leasing’ subiram 1,9 por cento nos primeiros nove meses face ao mesmo período do ano passado, tendo sido firmados 1.275.607 acordos com clientes.
No documento com os resultados, publicado no seu portal, o Grupo BMW disse estar “confiante de que vai atingir os seus objetivos ajustados para o ano”.
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