A Bentley não foge ao panorama atual da mobilidade e também está a preparar o seu primeiro automóvel totalmente elétrico. Será um “SUV urbano de luxo”.
O fabricante anunciou esta quarta-feira (5 de novembro) que os protótipos estão atualmente a ser submetidos a um programa de testes de desempenho global, com vista ao lançamento oficial do modelo em 2026. A chegada ao mercado está prevista para 2027.
Ainda pouco se conhece, mas a Bentley falou de um comprimento inferior a cinco metros e de um modelo que complementa a gama atual – que será também o SUV mais curto do construtor. Por outro lado, foi anunciada a possibilidade de carregar energia para 160 km em menos de sete minutos.
Frank-Steffen Walliser, presidente e diretor-executivo da Bentley Motors, afirmou em comunicado: “O nosso primeiro Bentley totalmente elétrico, o primeiro verdadeiro SUV urbano de luxo do mundo, representa um ousado passo em frente, incorpora a nossa visão de luxo sustentável e excelência tecnológica. Com uma capacidade de carregamento líder e um caráter e design inconfundíveis da Bentley, assinala o início de uma nova e empolgante era para a nossa marca – um futuro definido por inovação, qualidade artesanal e sustentabilidade”.
O dirigente falou também de “um Bentley completamente novo, que se adiciona à linha de produto”.
Matthias Rabe, da direção da Bentley, falou do que esperar do modelo: “É um Bentley puro. O design exterior e interior é, sem equívocos, de um Bentley – provavelmente de forma mais avançada e moderna. […]. O carro é muito confortável, como o Flying Spur, ágil como um Continental GT e em termos de desempenho, a aceleração dos 0 aos 100 km/h, será simplesmente o melhor Bentley de sempre. Mas não é só rápido na condução, como também no carregamento: carregar 160 km demora-nos menos de sete minutos – provavelmente seis minutos e meio“.
Plataforma partilhada com Audi e Porsche
Oficialmente, não foram anunciados mais detalhes mas, segundo a publicação britânica Autocar, o SUV elétrico da marca de luxo terá por base uma versão da plataforma PPE EV – que já vai equipar o novo Porsche Cayenne e também deverá servir automóveis da Audi.
Este modelo alemão terá tração integral e dois motores, com uma arquitetura de 800 volts. Recentemente, anunciou uma autonomia superior a 600 km, graças a uma bateria com capacidade bruta de 113 kWh. Terá, também, o novo sistema de carregamento sem fios por indução.
Leia Também: Este ‘trio’ de edições especiais da Bentley homenageia modelos históricos
