A Honda está a investir nos híbridos, perante uma adoção mais lenta do que o esperado de carros elétricos. Assim, tem em curso o desenvolvimento de novas soluções para esse tipo de viaturas – modelos estes que serão lançados ao longo da segunda metade desta década.
O anúncio surgiu num ‘workshop’ sobre tecnologia destinado à imprensa, organizado pela Honda.
Ao aliarem motores de combustão e motores elétricos, os automóveis híbridos são vistos por vários construtores como um caminho de transição entre os carros tradicionais e os elétricos – até porque conjugam os dois ‘mundos’ (combustão e elétrico).
Por um lado, o construtor está a desenvolver uma nova plataforma para híbridos médios. Por outro, haverá um novo sistema para híbridos de maiores dimensões que inclui um motor.
Híbridos de grandes dimensões vão ter novo motor V6
No que toca a automóveis híbridos de maiores dimensões, a Honda está a desenvolver a próxima geração de sistemas híbridos específicos. Isso inclui um novo motor de combustão V6 com uma autonomia e eficiência de combustível aprimoradas, cumpridor das normas de emissões poluentes. Segundo o CarBuzz, os responsáveis da Honda garantiram que este é um propulsor totalmente novo.
Também estão a ser desenvolvidas novas unidades de potência e um conjunto de baterias. Pretende-se ter uma motorização mais eficiente e mais acessível do ponto de vista dos custos. O objetivo da Honda é conseguir um conjunto propulsor 30 por cento mais eficiente em termos de consumo de combustível.
Este sistema foi idealizado tendo em conta a procura no mercado da América do Norte – que será o principal mercado para híbridos elétricos (HEV). Pretende-se um desempenho potente e uma significativa capacidade de reboque. Ao mesmo tempo, não foi esquecido o desempenho do ponto de vista ambiental.
Tendo em conta o crescimento contínuo dos HEV, a Honda considera-os nucleares na sua gama, antecipando que a próxima geração – que chegará a partir de 2027 – tenha “um papel chave durante o período de transição que leva a uma popularização generalizada dos HEV”.
Nova plataforma
Neste ‘workshop’, a Honda fez saber que tem feito progressos com o seu sistema híbrido e com a nova plataforma para híbridos elétricos (HEV) de médias dimensões – que deverá também começar a chegar ao mercado a partir de 2027.
De arquitetura modular, contém “várias tecnologias inovadoras”, de modo a obter uma carroçaria rígida, mas de baixo peso. A redução de peso é de 90 kg face à plataforma atual da Honda para automóveis híbridos. Haverá tecnologias de como o Motion Management System ou um novo controlo de inclinação adicionado ao Agile Handling Assist.
O fabricante diz ter adotado uma nova abordagem à gestão da rigidez da carroçaria para esta plataforma modular. Há também impacto no comportamento do automóvel, de maneira a que a carga aplicada em cada pneu seja controlada para que a aderência à estrada seja otimizada. O conceito também deverá ser aplicado à plataforma de automóveis elétricos da Honda.
O peso da plataforma é 90 kg inferior à atual, graças a uma estrutura de carroçaria revista e a novos métodos de design, enquanto a arquitetura modular permite partilhar vários componentes entre modelos diferentes – a Honda quer que mais de 60 por cento sejam comuns a todos os automóveis que usem esta plataforma, conferindo eficiência ao desenvolvimento e produção.
Por outro lado, serão aplicadas tecnologias que permitam o controlo do carro à vontade do condutor, como o Motion Management System e um novo controlo de inclinação para o Agile Handling Assist – este apoia um comportamento suave em curva.
Leia Também: Honda revela protótipo do novo SUV elétrico 0 α. Lançamento em 2027
