Integrante do grupo Stellantis, a RAM foi criada há 15 anos, dedicando-se a carros comerciais como pick-ups. Agora, mais um dos seus modelos, a Rampage, faz a sua estreia na Europa.
O automóvel estará em exibição entre esta quinta-feira (6 de novembro) e domingo (9 de novembro) na Fieracavalli 2025 em Verona (Itália).
Esta é uma pick-up compacta que está entre os C-SUV e as pick-ups médias. A RAM considera que está “concebida para ir ao encontro das necessidades em evolução dos condutores europeus que procuram o equilíbrio perfeito entre a condução do dia a dia e robustez”.
A Rampage é o primeiro modelo da RAM totalmente concebido e produzido no Brasil, segundo a Stellantis. Para o ano de modelo 2026, propõe duas opções de motorização naquele país: 2.2 turbo a gasóleo com 200 cv de potência; e 2.0 Hurricane 4 Turbo a gasolina com 272 cv de potência.
O automóvel com 5.028 milímetros de comprimento surge com sistema de tração integral, distribuição automática entre eixos, assistente de descida de plano inclinado e diversos sistemas de assistência avançada à condução (ADAS) nível 2 – incluindo o alerta para saída de faixa com assistente ativo e centralização.
Há, igualmente, sensores de estacionamento – que agora fazem parte da versão de entrada no mercado brasileiro, ‘Big Horn’.
Esta presença da RAM Rampage na Fieracavalli é uma descrita como uma “antecipação europeia”. É expectável que, durante o evento, sejam anunciados detalhes e especificações do modelo para a Europa. Já as imagens ‘teaser’ são aquelas que foram usadas para antecipar a chegada da versão sul-americana, pelo que em termos de design poderão não existir diferenças significativas.
Leia Também: Novo Jeep Compass já está a ser produzido em Itália
