Em outubro, a BYD foi a marca de carros elétricos de passageiros mais vendida em Portugal. Ficou na frente da BMW, sendo estas as únicas a passarem da fasquia dos 400 exemplares. A Tesla apresentou uma forte quebra depois de liderar em setembro.
Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, em outubro, a BYD vendeu 459 unidades em Portugal, num aumento de 82,1 por cento face ao mesmo mês do ano passado.
Em segundo lugar ficou a BMW com 403 exemplares, seguindo-se a Peugeot (320), Mercedes-Benz (316) e Renault (308). A Volvo ocupou a quinta posição com a venda de 284 veículos elétricos.
A seguir surgem na tabela a Volkswagen (178), Kia (164) e Audi (152), antes da Tesla. O fabricante americano dirigido por Elon Musk liderou o mercado nacional de elétricos em setembro, com mais de 1.200 novas matrículas. No entanto, em outubro desceu a décimo com apenas 144 carros vendidos. É uma quebra de 58,7 por cento face ao mesmo mês do ano passado.
Ao todo, em outubro foram comercializados 4.618 ligeiros de passageiros elétricos em Portugal, num aumento de 32,5 por cento por comparação com o ano passado.
Tesla ainda lidera acumulado do ano
Apesar de registar uma descida de 21,4 por cento nas vendas entre janeiro e outubro, a Tesla continua na frente do mercado de elétricos em Portugal no conjunto do ano.
A marca vendeu 5.953 automóveis nos primeiros dez meses do ano, posicionando-se na frente da BYD (3.832). A BMW encerrou o ódio com 3.756 unidades matriculadas, ficando à frente da Peugeot e da Mercedes-Benz.
Para além da Tesla, entre os fabricantes que ficaram no top dez de vendas de janeiro a outubro, só a Volvo apresentou quebras face a 2024 (de 18,4 por cento). Por outro lado, a Renault cresceu 160,6 por cento – o que pode ser explicado em parte com a introdução do Renault 4.
Ao fazer as contas do mercado nacional como um todo, nos primeiros dez meses do ano foram vendidos 41.325 ligeiros de passageiros, ou seja, mais 27 por cento do que no mesmo período de 2024.
Top dez de vendas de carros elétricos (de passageiros) em outubro
1.º BYD, 459 unidades (+ 82,1%)
2.º BMW, 403 unidades (- 6,5%)
3.º Peugeot, 320 unidades (- 36,9%)
4.º Mercedes-Benz, 316 unidades (+ 31,1%)
5.º Renault, 308 unidades (+ 167,8%)
6.º Volvo, 284 unidades (+ 5,6%)
7.º Volkswagen, 179 unidades (+ 19,3%)
8.º Kia, 164 unidades (+ 113%)
9.º Audi, 152 unidades (+ 19,3%)
10.º Tesla, 144 unidades (- 58,7%)
10.º MG, 144 unidades (+ 38,5%)
Top dez de vendas de carros elétricos (de passageiros) de janeiro a outubro
1.º Tesla, 5.953 unidades (- 21,4%)
2.º BYD, 3.832 unidades (+ 86,4%)
3.º BMW, 3.756 unidades (+ 13,2%)
4.º Peugeot, 3.373 unidades (+ 37,8%)
5.º Mercedes-Benz, 2.339 unidades (+ 4,6%)
6.º Renault, 2.184 unidades (+ 160,6%)
7.º Volvo, 2.168 unidades (- 18,4%)
8.º Citroën, 1.811 unidades (+ 77,7%)
9.º Kia, 1.298 unidades (+ 80%)
10.º Audi, 1.281 unidades (+ 8,8%)
Leia Também: Setor automóvel alemão sugere ‘obrigação’ de carregar híbridos plug-in
