Sem categoria Franco Colapinto renova com a Alpine e continua na F1

Franco Colapinto renova com a Alpine e continua na F1


A Alpine anunciou a renovação de Franco Colapinto para a sua equipa de Fórmula 1. O piloto está no pelotão pelo segundo ano consecutivo e vai continuar a ser colega de Pierre Gasly – agora, para aquela que será a sua primeira temporada completa.

 

A confirmação surge em vésperas do GP de São Paulo no Brasil, o mais próximo que o piloto tem do seu país natal – a Argentina.

Apesar de não ter sido aposta desde início, Colapinto agarrou o seu lugar na Alpine a partir do GP da Emília Romanha. Substituiu Jack Doohan, cujos desempenhos nas primeiras seis rondas desiludiram e levaram a equipa a optar por outra direção.

Neste momento, o argentino é o único piloto ainda em atividade que não tem qualquer ponto. Um 11.º lugar no GP dos Países Baixos foi o seu melhor resultado – aquém dos dois top dez obtidos quando foi chamado pela Williams nove rondas de 2024.

O monolugar da Alpine está longe de ser dos mais competitivos, e também Pierre Gasly tem tido muitas dificuldades – está num modesto 18.º posto, apenas dois lugares acima de Colapinto. Em 16 rondas, o sul-americano superou o francês por seis ocasiões.

Colapinto “tem potencial para ser piloto de topo”

Flavio Briatore, um dos dirigentes da equipa, explicou em comunicado: “Tenho seguido o progresso do Franco durante o tempo dele na Fórmula 1 e sempre acreditei que ele tem os atributos certos e o potencial para ser um piloto de topo que pode crescer na equipa. A nossa decisão de continuarmos juntos para 2026 é uma clara indicação do nosso compromisso e forte apoio ao Franco, à medida que ele se desenvolve como piloto de corridas. Foi um ano muito complicado para toda a equipa e não foi o mais fácil dos cenários para render. Contudo, o Franco e o Pierre fizeram o melhor para ajudar a pôr a equipa na melhor posição possível para a próxima época. Com o Pierre e o Franco, temos um bom misto de experiência, velocidade e talento que ajudará a levar a equipa em frente e dar aos nossos adeptos algo para celebrarem na próxima época”.

Manter o lugar era “enorme desafio”

Com a continuidade garantida para uma segunda temporada, Colapinto comentou: “Estou muito grato a Flavio e a toda a equipa pela sua crença em mim para ajudar a levar a equipa em frente no futuro. Desde que me estreei na Fórmula 1, sabia que, tendo em conta as circunstâncias, seria um enorme desafio manter o meu lugar neste desporto. Foi um caminho longo e difícil, e estou muito orgulhoso pela oportunidade de pilotar outra vez para esta equipa em 2026, ao lado do Pierre – que tem sido um ótimo colega de equipa e será indubitavelmente alguém com quem posso continuar a aprender”.

Três lugares por preencher

Com a renovação de Franco Colapinto e da Alpine, o pelotão de Fórmula 1 para 2026 tem agora apenas três lugares em aberto – todos nas equipas da Red Bull.

A Red Bull já garantiu Max Verstappen até 2028, mas ainda não anunciou o seu colega de equipa para o próximo ano. Yuki Tsunoda tem o lugar atualmente, mas a imprensa internacional já especulou recentemente que o seu futuro pode passar pelas IndyCar Series.

Já a Racing Bulls conta com Isack Hadjar e Liam Lawson, mas ambos sem contrato para 2026. Hadjar tem a sua posição sólida e até pode ser candidato à promoção para a Red Bull caso Yuki Tsunoda saia. Lawson, por seu turno, tem tido uma campanha mais difícil, marcada por um início falhado na Red Bull e consequente descida à Racing Bulls.

Leia Também: Fórmula 1 continua no Brasil com GP ‘Sprint’. Eis os horários

Related Post

Generated by Feedzy