A Nissan e a Monolith renovam até 2027 a colaboração que têm vindo a ter. O construtor quer acelerar o desenvolvimento dos seus carros, contando para isso com ferramentas de inteligência artificial.
Segundo um comunicado, é uma parceria “alinhada” com o plano Re:Nissan – uma reestruturação das operações no contexto da crise que o fabricante atravessa. Um dos objetivos é que os automóveis cheguem mais depressa aos clientes.
A tecnologia da Monolith já foi utilizada para desenvolver o novo Nissan Leaf, durante a validação dos testes. Será aplicada nos testes da futura gama da marca no Centro Técnico Europeu em Cranfield (Reino Unido).
Esta tecnologia permite reduzir a dependência de protótipos físicos, o que resulta num processo de desenvolvimento mais ágil. Os engenheiros podem aceder a dados históricos de testes e simulações para fazerem a previsão dos resultados com precisão.
Até agora, a parceria permitiu redzuir os testes físicos em 17 por cento por comparação com o processo sem utilização de inteligência artificial. Há, pois, uma agilização do desenvolvimento, que também se torna mais eficiente e requer menos recursos físicos.
No entender da Nissan, “aplicar a mesma abordagem no desenvolvimento de toda a gama de veículos europeus poderia reduzir o tempo de teste para metade“.
A diretora de Engenharia Focada no Cliente e Operações de Testes no Centro Técnico Europeu Nissan, Emma Deutsch, referiu num comunicado: “Ao integrar o avançado software de engenharia baseado em IA da Monolith e décadas de dados de testes, conseguimos simular e validar o desempenho dos veículos com notável precisão. Os seus modelos de aprendizagem automática, treinados com uma combinação de dados históricos de testes e simulações digitais, permitem-nos reduzir a dependência de protótipos físicos, diminuindo significativamente o tempo de desenvolvimento e o uso de recursos. Essa abordagem não só acelera o nosso tempo de comercialização, mas também apoia o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Olhando para o futuro, a IA terá um papel cada vez mais central na forma como projetamos, testamos e entregamos a próxima geração de veículos aos nossos clientes mais rapidamente”.
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