A Rivian é um dos construtores americanos de automóveis elétricos, dedicando-se a SUV e pick-ups. Na semana passada, aprovou um pagamento que vale 4,6 mil milhões de dólares ao diretor-executivo, RJ Scaringe – tal como a Tesla fez com Elon Musk, nesse caso a atingir cerca de um bilião de dólares.
De acordo com a agência Reuters, a Rivian pretende assim manter o seu dirigente e fundador, tal como motivá-lo para ficar empenhado no crescimento e rentabilidade da empresa. O pacote de 4,6 mil milhões de dólares (cerca de 4 milhões de euros) será ao longo de uma década e está ligado a determinadas metas ao nível de ações por um período de dez anos, e de lucro operacional e fluxo de caixa nos próximos sete anos.
RJ Scaringe recebe opções para adquirir até 36,5 milhões de ações de Classe A da Rivian. E os incentivos não se ficam por aqui. A direção também decidiu atribuir a RJ Scaringe a duplicação do salário de um milhão para dois milhões de dólares (1,7 milhões de euros).
A Reuters cita um porta-voz da Rivian em comunicado: “Os marcos rigorosos e desafiantes associados com este prémio de opção estão estruturados de forma a que garanta que as opções só são concedidas se a empresa entregar valor significativo aos nossos acionistas”.
Atualmente, RJ Scaringe tem cerca de dois por cento da Rivian, enquanto o pacote agora aprovado representa cerca de três por cento do valor da firma, segundo disse o investidor Vitaly Golomb àquela agência de notícias. Para os acionistas, há potenciais ganhos de 153 mil milhões de dólares em valor.
No próximo ano, a Rivian deverá lançar novos modelos, incluindo o SUV elétrico de tamanho médio R2 que quer competir com o Tesla Model Y. Outro é o crossover R3, igualmente elétrico. A gama atual inclui o SUV R1S e a pick-up R1T, tal como o furgão de entregas EDV.
Leia Também: Acionistas da Tesla aprovam pagamento de um bilião de dólares a Musk
