Foi desvendado esta quarta-feira (12 de novembro) o novo Peugeot Polygon Concept. É um modelo concetual, que serve de antecipação ao futuro do fabricante do leão.
Steer-by-wire e volante Hypersquare
A grande inovação está nas mãos do condutor, com a direção steer-by-wire a filtrar respostas desagradáveis como as vibrações. A tecnologia será introduzida num modelo de produção em 2027.
É introduzido o novo volante Peugeot Hypersquare. Com um formato nada convencional, o construtor propôs-se a “reinterpretar completamente o volante”. Este também representa a nova ergonomia do habitáculo e está associado à direção eletrónica steer-by-wire.
A desmultiplicação da direção é variável: a baixa velocidade, há uma rotação máxima de 170º em cada sentido, o que facilita manobras como estacionamento ou inversão de marcha. Já a alta velocidade, um pequeno impulso no volante permite mudar a trajetória do carro.
Peugeot i-Cockpit
Volante Hypersquare e painel de instrumentos projetado© Peugeot
O novo Polygon Concept foi imaginado com o Peugeot i-Cockpit. O ecrã é o para-brisas, onde são projetadas todas as informações graças a um painel de micro-LED atrás do volante.
Não há um ecrã convencional a servir de painel de instrumentos, mas sim um ecrã equivalente a 31 polegadas. É possível personalizar as informações quer com o automóvel parado, quer durante a condução com os modos Cruise, Fun e Hyper.
O conceito permite libertar espaço no interior do automóvel, num habitáculo com iluminação aprimorada graças a uma maior superfície vidrada. Não há pilar B, o que permite uma ampla zona de vidro em toda a dianteira, até ao tejadilho futurista e às janelas laterais. Também os bancos são novos, com uma estrutura impressa em 3D.
Design exterior
O exterior do Peugeot Polygon Concept© Peugeot
Por fora, a Peugeot reinventou as garras que marcam a assinatura luminosa, que passa a ser composta por ecrãs micro-LED. Possui animações, que variam com diferentes configurações de cores e gráficos. Segundo a marca, a inspiração surge de “espetáculos visuais e musicais imersivos”.
Há uma reimaginação da dianteira, com a Peugeot a apostar numa linguagem de design de “formas puras, simples e geométricas” para o futuro dos seus modelos. O pilar C integra um ecrã micro-LED ao lado da tomada de carregamento, que exibe o nível de carga. As cores são marcadas por tons vivos.
As portas, que são apenas duas de grandes dimensões, dão acesso ao interior do veículo dispensando a configuração de quatro portas. Abrem ao estilo borboleta.
Personalização
A dianteira do Peugeot Polygon Concept, com as portas abertas© Peugeot
Com o novo Peugeot Polygon Concept, a marca introduz também diversos elementos personalizáveis por dentro e por fora, incluindo o volante e até os pneus – graças a uma tecnologia laser desenvolvida a par da Goodyear para gravar cores nas laterais dos pneus.
A parceria entre as duas empresas permitiu também incorporar a tecnologia Goodyear SightLine que disponibiliza informações em tempo real sobre o estado dos pneus e das estradas.
Produção sustentável
A sustentabilidade também fez parte da imaginação deste novo automóvel conceptual. A tinta da pintura interior contém componentes provenientes de pneus em fim de vida reciclados.
Os bancos têm berço em plástico reciclado fabricado em impressão 3D de grande escala, havendo ainda tecido forjado proveniente da reciclagem de bancos de automóveis desmantelados do construtor francês. Este reveste o piso, tejadilho e painéis das portas.
Também é um automóvel com menos peças do que muitos outros, o que se traduz num peso mais baixo e montagem e desmontagem mais simples e rápida.
Exemplo disso são os bancos constituídos por três elementos principais ou as portas de grandes dimensões que são apenas duas ao invés de quatro, tal como os embelezadores das rodas em plástico reciclado fabricados numa única peça.
A espuma dos bancos pode ser substituída por uma nova cor ou por um formato diferente – assim como o volante, embelezadores das rodas e outros elementos personalizáveis do habitáculo.
A Peugeot propõe três criações diferentes para o Polygon Concept. A Urban destina-se ao uso em contexto urbano, enquanto a Player aposta num desenho mais desportivo. Já a Explorer é a criação mais robusta e vocacionada para a aventura, com maior distância ao solo e elementos de proteção.
A parte de trás do Peugeot Polygon Concept© Peugeot
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