É já na próxima época que a Audi vai estrear-se na Fórmula 1 com a sua equipa de fábrica. Esta quarta-feira (12 de novembro), revelou o R26 Concept – um conceito que antecipa o futuro monolugar.
A apresentação decorreu num evento no Brand Experience Center em Munique, onde estiveram altos responsáveis do fabricante alemão, da equipa e também os pilotos Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg.
A gestão está a cargo do diretor de projeto Mattia Binotto e do chefe de equipa Jonathan Wheatley, que também estiveram presentes na ocasião. Já o experiente James Key será diretor técnico.
Segundo a Audi, o R26 Concept – uma designação que faz lembrar, inevitavelmente, o Renault R26 que Fernando Alonso levou ao título em 2006 – dá pistas sobre a decoração que vai ter o monolugar definitivo. Este será apresentado oficialmente em janeiro, mês em que também arrancam os testes de pré-época.
O fabricante germânico explicou: “Esta identidade visual tem por base a filosofia de design recentemente introduzida e os seus quatro princípios de design: claro, técnico, inteligente e emocional”.
Assim, encontram-se gráficos minimalistas e cortes geométricos precisos que se integram na própria geometria do bólide. Em termos cromáticos, o titânio domina da asa frontal até ao capot, sendo que a parte traseira é marcada pelo preto carbono e pelo novo vermelho Audi. Este vermelho também marca presença em algumas linhas e nos logótipos dos quatro anéis.
Em comunicado, Gernot Döllner, diretor-executivo da Audi, explicou este novo investimento da marca: “Ao entrar no pináculo do desporto automóvel, a Audi está a fazer uma afirmação clara e ambiciosa. É o capítulo seguinte na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança rumo a uma Audi mais eficiente, mais veloz e mais inovadora”.
O dirigente também falou das metas para o projeto, que passam por lutar pelo título mundial até 2030: “Sabemos que não te tornas numa equipa de topo na Fórmula 1 da noite para o dia. Requer tempo, perseverança e interrogação incansável do statuos quo”, frisou.
A Audi apresentou, recentemente, a sua nova filosofia de design, estreando-a agora no monolugar de Fórmula 1. O diretor criativo do fabricante, Massimo Frascella, referiu: “Estamos a implementar uma linguagem de design unificadora que junte todos os aspetos da nossa organização. Isto torna o projeto de Fórmula 1 num pioneiro da nova identidade de marca, que será aplicada no futuro quer para a equipa de F1, quer para a Audi como um todo”.
Leia Também: O novo ‘concept’ da Audi já andou em estradas públicas
