Depois de cerca de oito meses e meio e 22 rondas, a temporada do Mundial de MotoGP chega ao fim este fim de semana, de 14 a 16 de novembro com o GP de Valência no Circuito Ricardo Tormo.
A prova regressa ao campeonato depois de ter ficado de fora em 2024, ao ser cancelada com poucas semanas de antecedência devido aos efeitos da tempestade Dana na região da pista.
O último GP de Miguel Oliveira?
Miguel Oliveira vai rumar ao Mundial de Superbike em 2026, como piloto de fábrica da BMW. Assim, o GP de Valência pode ser o último que fará no MotoGP, embora por vezes os pilotos das Superbike tenham participações esporádicas na categoria máxima do motociclismo.
É o ponto final de uma carreira de 14 anos no paddock e de sete anos no MotoGP, marcados por cinco vitórias até ao momento. O piloto da Pramac Yamaha, que tem vindo a pontuar regularmente, procura acabar este capítulo com um bom resultado, mas dificilmente irá além do 20.º posto no campeonato que ocupa neste momento.
Pouco para decidir
Marc Márquez (Ducati) sagrou-se campeão em setembro no GP do Japão e continua ausente devido a lesão. O segundo lugar final também já foi garantido, pelo seu irmão Álex Márquez (Gresini/Ducati).
Em terceiro encontra-se Marco Bezzecchi (Aprilia), que venceu no último domingo em Portimão. O piloto italiano precisa de apenas três pontos para segurar a posição, que igualará o seu melhor registo.
O único que o pode impedir é Francesco Bagnaia (Ducati) – que abandonou as últimas quatro corridas principais. Por outro lado, o bicampeão de 2022 e 2023 tem de se preocupar em defender a quarta posição, uma vez que tem Pedro Acosta (KTM) apenas três pontos atrás.
Também já estão definidos os títulos de construtores, de equipas, de equipas independentes, Fermín Aldeguer (Gresini/Ducati) já garantiu que é o melhor estreante do ano e Álex Márquez o mais forte dos pilotos das equipas satélite.
Mas há contas por fechar no paddock este fim de semana em Valência. No Moto2, o brasileiro Diogo Moreira (Italtrans Racing Team) lidera e precisa de apenas dois pontos para selar o título. O seu rival é Manuel González (Intact GP), que precisa de vencer para ter chances matemáticas de ainda ser campeão.
De referir que o GP de Valência terá regressos de dois pilotos após ausências por lesão: o campeão de 2024, Jorge Martín (Aprilia) e Maverick Viñales (KTM Tech3) podem, agora, voltar à ação.
Apresentamos, aqui, os horários de todas as sessões de MotoGP no GP de Valência (hora de Portugal Continental, menos uma nos Açores).
Sexta-feira, 14 de novembro
09h45-10h30: Treino livre 1
14h00-15h00: Treino
Sábado, 15 de novembro
09h10-09h40: Treino livre 2
09h50-10h05: Qualificação 1
10h15-10h30: Qualificação 2
14h00: Corrida Sprint (13 voltas)
Domingo, 16 de novembro
08h40-08h50: Warm-up
13h00: Corrida (27 voltas)
Leia Também: As imagens do tributo a Oliveira com referência aos Descobrimentos
