Sem categoria Novo Hyundai a hidrogénio promete 826 km em reabastecimento de 5 minutos

Novo Hyundai a hidrogénio promete 826 km em reabastecimento de 5 minutos


O novo Hyundai Nexo foi recentemente apresentado à imprensa global na Coreia do Sul, sendo um automóvel elétrico de célula de combustível movido a hidrogénio. Chegará ao mercado no início do próximo ano.

 

Segundo o fabricante, o novo sistema tem uma bateria com o dobro da potência (80 kW), enquanto a pilha de célula de combustível tem agora 110 kW (antes eram 95 kW). A potência líquida do sistema atinge os 94 kW. O sistema tem, ao todo, 190 kW, ao contrário dos anteriores 135 kW.

O novo motor elétrico é capaz de debitar 150 kW de potência, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h mais veloz (7,8 segundos). A velocidade pode atingir os 179 km/h. Com um reabastecimento de hidrogénio de cinco minutos, é possível recuperar 826 km de autonomia (ciclo WLTP). Há, também, maior capacidade de armazenamento de hidrogénio, que aumenta de 6,33 kg para 6,69 kg.

Otimização

O Hyundai Nexo também foi otimizado do ponto de vista aerodinâmico, com modificações que reduzem o arrasto e incrementam a eficiência do carro. Em termos cromáticos, há seis opções, enquanto as jantes são de 18 polegadas à frente e 19 polegadas atrás.

O sistema e-Handling aprimora o desempenho de condução, melhorando a resposta da direção, a estabilidade e a aderência do automóvel através do ajuste dinâmico do binário do motor em conformidade com as condições da estrada.

A travagem regenerativa é ajustada de forma automática pelo sistema inteligente Smart Regenerative System (SRS), com base no mapa (incluindo informações acerca de radares de velocidade e lombas) e na proximidade de outras viaturas. Assim, há menor necessidade de intervenção do condutor.

Este Hyundai tem ecrãs curvos e retrovisores digitais

O modelo está equipado com dois ecrãs curvos de 12,3 polegadas – um para o painel de instrumentos e outro para o infoentretenimento. Há, igualmente, um head-up display que projeta informações vitais no campo de visão do condutor no para-brisas, permitindo assim manter os olhos na estrada enquanto se conduz.

Os espelhos retrovisores são digitais em alguns mercados, no lugar dos tradicionais. O resultado é um campo de visão mais amplo, com melhor deteção de ângulo morto e visibilidade em situações de baixa luminosidade ou mau tempo. Há um espelho retrovisor central digital.

Há reconhecimento de voz assente em inteligência artificial e é possível ligar o automóvel a smartphones sem fios através de Android Auto e Apple CarPlay. Há tomada de USB para carregamento de dispositivos e carregamento rápido para smartphones.

Tecnologias e assistência à condução

Em termos de assistência à condução, o Hyundai Nexo possui as mais recentes tecnologias ADAS. São disso exemplos a assistência de prevenção de colisão frontal, aviso de atenção do condutor, monitorização de ângulo morto, assistência de prevenção de colisão de tráfego cruzado traseiro, assistência de condução em autoestrada, monitorização de visão traseira, assistência inteligente de limite de velocidade, prevenção de colisão em ângulo morto, aviso de distância em estacionamento e assistência de prevenção de colisão em estacionamento.

Este novo Hyundai Nexo tem capacidade de reboque de até 1.000 kg e a funcionalidade bidirecional Vehicle-to-Load (V2L). Assim, é possível alimentar dispositivos eletrónicos através da bateria de alta voltagem do veículo.

Fabrico sustentável

A Hyundai apostou na sustentabilidade ao produzir o Nexo, utilizando materiais amigos do ambiente no habitáculo, incluindo tecido PET reciclado, elementos biológicos como tecido PET, tinta, espuma de poliuretano ou couro, plástico reciclado de desperdícios automóveis, tecido de linho, entre outros.

Leia Também: Toyota Hilux vai ter versão a hidrogénio. Saiba quando

Related Post

Generated by Feedzy