Sem categoria Porsche desenvolve híbridos com motor de fluxo axial

Porsche desenvolve híbridos com motor de fluxo axial


Os motores elétricos de fluxo axial são uma das tecnologias que prometem marcar a indústria automóvel nos próximos anos, e a Porsche não quer ficar atrás da concorrência.

 

Depois de fabricantes como a Ferrari e a Lamborghini incorporarem este tipo de motores, os alemães estão a desenvolver uma motorização híbrida com motor elétrico de fluxo axial.

Documentos de patente submetidos à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) revelam um conceito com motores de fluxo axial da Yasa e um motor de combustão.

Na descrição, pode ler-se que este sistema híbrido é “para um carro de passageiros, preferencialmente para um carro desportivo“. O desenho indica que é uma ideia para modelos full hybrid, e não para híbridos plug-in: “O sistema prevê que o rotor seja acoplado ao veio de saída do motor de combustão interna sem acoplamento e/ou que o rotor seja acoplado ao veio de entrada da caixa de velocidades sem acoplamento”, explica a documentação disponível na WIPO.

O motor elétrico de fluxo axial – mais leve e fino do que um de fluxo radial – fica posicionado entre o motor de combustão e a transmissão. Ou seja, não está montado dentro da caixa PDK como acontece com o de fluxo radial.

A solução idealizada prevê o propulsor convencional numa posição central ou traseira, sendo que a caixa de velocidades é, preferencialmente, transversal. A descrição da patente aponta para uma transmissão automática.

Para além de ocupar menos espaço, defende a Porsche que o design proposto, com o motor elétrico de fluxo axial entre o de combustão e a caixa de velocidades, “permite uma refrigeração particularmente boa” do sistema, restringindo a emissão de calor para o ambiente.

De facto, o conceito com o motor de fluxo axial separado permite que este tenha refrigeração independente, como também se pode ler nos documentos do fabricante de Estugarda.

Resta saber se esta patente se transpõe, no futuro, para a produção – e em que modelos e com que números de desempenho. Segundo teoriza o site Motor1.com, com o propulsor 3,6 litros turbo, poderia resultar numa potência combinada na ordem dos 800 ou 900 cv.

Porsche cria motor que pode ter 18 cilindros e três turbos

A Porsche patenteou um motor em W que pode ter até 18 cilindros e três turbos. Não sabemos, porém, que aplicação poderá ter, até porque os documentos não detalham o desempenho.

Bernardo Matias | 14:47 – 24/10/2025

Leia Também: Ruído ou silêncio a passar num túnel? Patente propõe que condutor decida

Related Post

Generated by Feedzy