Na próxima sexta-feira, 21 de novembro, será apresentado pela primeira vez em público o MG4 Anxin Edition. O carro, desenvolvido pela marca do grupo SAIC, estará presente no Guangzhou Auto Show.
De acordo com o Car News China, este modelo distingue-se por ser um dos primeiros de produção em massa com bateria de estado semi-sólido. Esta foi desenvolvida pela SAIC e pela QinTao Energy, tendo 53,95 kWh de capacidade, mas é cerca de 15 kg mais pesada.
Em conformidade com o ciclo CLTC, a autonomia pode chegar aos 530 km. A versão do MG4 atualmente à venda em Portugal, com baterias convencionais, tem até 520 km de autonomia (WLTP) e carregamento rápido até 80 por cento em cerca de 26 minutos.
Espera-se que esta nova versão que será introduzida na China tenha um ecrã central de 15,6 polegadas, plataforma de carregamento de smartphones, cockpit inteligente MG-Oppo e um desenho similar ao da gama atual com perfil de hatchback. As dimensões também não alteram.
As baterias de estado semi-sólido têm uma composição de eletrólitos líquidos e, sobretudo, sólidos, o que permite que a densidade energética seja maior e a estabilidade térmica seja otimizada. Com menos líquido inflamável, o risco de incêndio também é menor, o que significa um maior grau de segurança.
É como que um meio caminho entre as baterias mais comuns com eletrólitos líquidos e as baterias de estado sólido, que estão a ser desenvolvidas por vários fabricantes e empresas tecnológicas.
Leia Também: Este carro chinês tem 500 km de autonomia. Bateria troca-se em segundos
