Sem categoria Condução semiautónoma da Ford vai estar disponível em mais modelos

Condução semiautónoma da Ford vai estar disponível em mais modelos


A Ford anunciou a expansão do seu sistema de condução semiautónoma BlueCruise a mais quatro modelos já na primavera do próximo ano: Kuga, Puma, Puma Gen-E e Ranger PHEV (híbrido plug-in).

 

Aprovado na Europa desde 2023, já está disponível em 16 mercados europeus, em mais de 135 mil quilómetros de autoestradas (nas zonas azuis). Está presente em mais de um milhão de automóveis em todo o mundo, embora até agora fosse aplicado apenas ao Mustang Mach-E. Ao equipar mais modelos, o construtor americano espera chegar a mais clientes.

Em Portugal, segundo o site oficial da Ford para o público em geral, é possível completar 93 por cento de uma deslocação Lisboa-Faro em mãos-livres. Da capital para o Porto, o valor chega aos 95 por cento.

O BlueCruise tem por base o cruise control adaptativo inteligente. Através de radares e câmaras, ajuda no ajuste da direção, aceleração, travagem e até no posicionamento na faixa de rodagem e face ao veículo à frente. O sistema monitoriza a sinalização rodoviária, o restante tráfego e as marcações no asfalto.

Se for ativado numa autoestrada aprovada (zona azul), o BlueCruise da Ford permite tirar as mãos do volante, desde que o condutor se mantenha atento à estrada. Essa monitorização é feita através de uma câmara direcionada ao condutor, que permite identificar o olhar e a posição da cabeça.

Torsten Wey, gestor de recursos e software ADAS da Ford na Europa, comentou: “Estamos comprometidos para com a colocação de tecnologia de ponta nas mãos de mais condutores. Com o BlueCruise agora disponível em cinco linhas de veículos na Europa, estamos a ajudar a tornar a condução mãos-livres em autoestrada acessível a uma gama mais vasta de clientes. Cada veículo é único, e a nossa equipa de engenheiros dos ADAS têm trabalhado para expandir o BlueCruise para além do Mustang Mach-E para garantir uma experiência de condução mãos-livres em autoestrada de qualidade, independentemente do veículo que um cliente escolher”.

Related Post

Generated by Feedzy