A segunda edição da Abu Dhabi Autonomous Racing League (A2RL) teve o seu ponto alto no passado sábado, 15 de novembro, no circuito de Yas Marina. Para além da competição entre carros autónomos, houve um duelo entre o ex-piloto de Fórmula 1 Daniil Kvyat e um carro 100 por cento autónomo.
Este duelo repetiu-se cerca de um ano depois de um outro que aconteceu a propósito de uma exibição da A2RL no Japão em 2024. Na altura, o russo saiu vitorioso por dez segundos.
Desta feita, em Yas Marina, Daniil Kvyat enfrentou o Hailey – carro autónomo da Universidade Técnica de Munique (Alemanha) que dominou a competição reservada aos bólides de condução autónoma.
Houve uma partida lançada com um intervalo de dez segundos. Depois, Daniil Kvyat teve dez voltas para perseguir o rival de inteligência artificial, fazendo a melhor volta pessoal em 59,15 segundos. Já o carro de IA ficou a 1,58 segundos desse tempo, o que demonstra uma melhoria considerável face a 2024.
Em comunicado, o russo comentou: “Ao recordar quando o desenvolvimento da A2RL começou há um par de anos, a diferença entre um piloto humano e o carro de inteligência artificial chegava talvez a minutos, baixando para dez segundos na nossa primeira demonstração no ano passado. E, agora, estamos a ver desempenhos dentro de frações de segundo. O progresso tecnológico é impressionante. Como entusiasta de tecnologia e piloto, é fantástico participar neste desenvolvimento desde o início. Estar em pista com um piloto de inteligência artificial é algo único e foi divertido dar uma luta empolgante aos adeptos”.
Onde tem estado Daniil Kvyat?
Atualmente com 31 anos de idade, Daniil Kvyat competiu na F1 pela Toro Rosso e Red Bull entre 2014 e 2017, antes de passar um ano como piloto de reserva da Ferrari.
Voltou ao pelotão em 2019, de novo com a Toro Rosso, mantendo-se na então renomeada AlphaTauri em 2020 antes de rumar à Alpine como piloto de reserva.
Sem espaço na categoria rainha, tentou a sua sorte em provas esporádicas da NASCAR em 2022, enquanto em 2023 chegou ao Mundial de Resistência (WEC) – onde, em 2024, foi piloto oficial da Lamborghini.
Este ano, manteve-se com o construtor italiano, mas com a saída deste do campeonato, acabou por ficar cingido aos Estados Unidos da América e ao IMSA SportsCar Championship.
Leia Também: Xpeng anuncia colaboração com Hong Kong na condução autónoma
