Chegou o novo Jeep Recon para 2026. Segundo o fabricante, que apresentou o carro esta quarta-feira (19 de novembro) “é o único SUV Trail Rated totalmente elétrico”.
O Trail Rated é o emblema da Jeep que comprova as aptidões todo-o-terreno de um modelo, que é submetido a rigorosos testes para assim ser classificado.
Mais de 600 cv de potência
O novo Recon é de tração integral, tendo dois motores elétricos (um à frente, outro atrás). A potência é de 650 cv e o binário atinge os 840 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h pode ser feita em 3,7 segundos.
A bateria de 400 volts tem uma capacidade de 100 kWh, que permite uma autonomia a rondar os 450 km. Um diferencial de bloqueio eletrónico aprimora as capacidades todo-o-terreno do automóvel, com o condutor a poder escolher entre um diferencial aberto e um diferencial bloqueado.
No nível Moab, há um novo modo no sistema de gestão de tração Selec-Terrain: o Rock, que tem calibrações específicas que ajudam a avançar em terrenos desnivelados e possibilitam ao condutor recorrer a uma técnica de dois pedais para controlar o automóvel. Há, ainda, função de imobilização em plano inclinado, o que permite largar o travão para acelerar sem deixar o carro movimentar-se.
Design
Traseira do Jeep Recon© Stellantis
Sem esquecer o seu legado histórico, a Jeep procurou dotar o novo Recon de alguns traços de modernidade, como a iluminação LED, anéis da grelha frontal iluminados ou luzes diurna em forma de U. Já a parte traseira inclui iluminação LED inspirada no Jeep Wrangler e uma porta articulada com um pneu sobressalente.
A grelha, os pilares e a moldura das janelas surgem em preto brilhante, assim como pode acontecer opcionalmente com o tejadilho. Neste particular, a Jeep oferece um tejadilho solar ou um tejadilho solar eletrónico Sky One-Touch Power Top.
No que toca a cores, a Jeep promete uma “palete rotativa de cores exteriores disponíveis”, que inclui edições especiais e tons de vários tipos.
O nível de equipamento Moab inclui, pela primeira vez, para-choques em preto brilhante, extensões do para-lamas, gráfico anti-reflexo no capot, estribos laterais opcionais e emblemas exclusivos.
Por dentro
Interior do automóvel© Stellantis
O construtor do grupo Stellantis inspirou-se no seu legado histórico para desenhar o interior do novo Jeep Recon – que também tem em mente o “aventureiro moderno”.
O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas, enquanto o ecrã central tátil para o infoentretenimento é de 14,5 polegadas e está disposto na horizontal.
De resto, o desenho do interior como um todo desenrola-se na horizontal, num automóvel que possui uma consola central de dois níveis, carregador sem fios, painéis das portas modulares, um equipamento modular que permite montar acessórios no topo do painel de instrumentos (como câmaras ou dispositivos de navegação) e até soluções de carga intercambiáveis.
De série, os ocupantes encontram um sistema de áudio premium da Alpine com altifalantes reposicionados. Foram aplicados materiais reciclados, como o Capri nos bancos, consola central, portas e painel de instrumentos, e outros recursos reciclados para o fabrico de tapetes e forro do tejadilho.
A bagageira pode levar até 1.874 litros de carga (com a segunda fila de bancos rebatida), enquanto à frente há um pequeno porta-malas de 85 litros. O acabamento Moab tem um tom interior castanho Joshua Tree – que é novo.
Tecnologia
Jeep Recon visto de lado, com as portas abertas© Stellantis
O sistema de infoentretenimento Uconnect 5 que equipa o novo Jeep Recon é descrito como o mais avançado do fabricante até agora.
Há controlos táteis no ecrã central, o que não significa o fim dos botões analógicos. Pelo contrário, estão em particular associados ao sistema de ventilação, rádio, escolha do modo de marcha, modo de condução ou o botão para ligar o automóvel, entre outros.
Suspensões
A Jeep equipou o novo Recon com uma suspensão de braço curto (SLA) à frente e ligação integral atrás, sendo a altura ao solo de 2,388 metros – também graças aos pneus de grandes dimensões disponíveis para a versão Moab (33 polegadas).
Disponibilidade
O novo Jeep Recon será produzido em Toluca (México) a partir do início do próximo ano. Primeiro, será destinado ao Canadá e aos Estados Unidos da América, mas a marca prevê a sua “expansão global”. Ainda não foram anunciados preços.
A variante Moab será destinada, apenas, para o Canadá e para os Estados Unidos da América, com a marca a falar de uma estratégia de “desempenho e excelência de design específicos para a região”.
Leia Também: Novo Jeep Compass já está a ser produzido em Itália
