A Porsche lançou esta quarta-feira (19 de novembro) o novo Cayenne Electric. Disponível também em versão Turbo, o SUV totalmente elétrico pode chegar a uma potência superior a 1.000 cv, que o torna no mais potente do fabricante até ao momento.
Motorização e bateria
O automóvel surge com uma nova motorização que debita até 1.156 cv de potência e 1.500 Nm de binário, quando está ativo o controlo de arranque na variante Turbo. No modo normal, a potência fica-se por 857 cv, com 176 cv extra disponíveis no Push to Pass. O desempenho do nível de entrada é mais modesto: 408 cv de potência e 442 cv com Launch Control.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h do Cayenne Turbo faz-se em 2,5 segundos, atingindo os 260 km/h de velocidade máxima. Já o Cayenne de entrada chega aos 230 km/h, demorando 4,8 segundos dos 0 aos 100 km/h. Ambas as variantes são de tração integral, possuindo o sistema de gestão eletrónica Porsche Traction Management (ePTM).
O sistema de 800 volts incorpora uma nova bateria de alta voltagem com 113 kWh de capacidade, que permite uma autonomia superior a 600 km em ciclo combinado WLTP: 642 km no Cayenne Electric e 623 km na variante Trubo.
Em carregamento rápido a 400 kW, é possível recarregar a bateria dos 10 aos 80 por cento em menos de 16 minutos. Já num espaço de dez minutos é possível recuperar autonomia para 325 km no Cayenne Electric e para 315 km no Turbo. Uma das grandes novidades é a opção de incluir carregamento por indução sem fios, num sistema com potências de carregamento até 11 kW.
Design exterior
Porsche Cayenne Electric visto de trás© Porsche AG
Há um novo desenho exterior para o Porsche Cayenne elétrico, que é também um dos SUV mais aerodinâmicos da sua classe: o coeficiente de arrasto é de 0,25. O capot é baixo e faróis Matrix LED dominam a parte frontal. Os para-lamas também incorporam a linguagem de design da marca, num automóvel com uma linha de tejadilho que inclina suavemente.
O design das saias laterais é tridimensional, estando decoradas em cinzento Volcanic Grey Metallic (em preto brilhante, no caso da variante Turbo). Os acabamentos dos arcos das rodas são específicos do modelo, sublinhando as suas capacidades de todo-o-terreno.
A assinatura luminosa traseira com gráficos animados e o nome Porsche iluminado são outras características estéticas marcantes. O Cayenne Turbo tem detalhes contrastantes na cor Turbonite, como os emblemas ou as faces das jantes e as envolventes das janelas.
Há um pacote de aerodinâmica ativa (Porsche Active Aerodynamics), que adapta as propriedades aerodinâmicas à situação de condução e à velocidade. O equipamento inclui flaps móveis de arrefecimento no nariz, spoiler de tejadilho adaptativo e lâminas aerodinâmicas ativas na parte traseira do Cayenne Turbo.
O comprimento é de 4.985 milímetros (ligeiramente maior do que o modelo a combustão) e a distância entre eixos chega aos 3.023 milímetros. A largura é de 1.980 milímetros e a altura de 1.674 milímetros.
Destacam-se, ainda, as 13 possíveis cores de série e nove desenhos de rodas nas medidas de 20 a 22 polegadas.
Por dentro
A parte interior frontal do automóvel© Porsche AG
Graças às maiores dimensões, os passageiros têm mais espaço no interior do Porsche Cayenne Electric, que surge com bancos traseiros eletricamente ajustáveis como parte do equipamento de série.
Os ocupantes desfrutam dos novos Mood Modes, que ajustam a posição dos bancos, iluminação, ar condicionado, perfil sonoro e até o aspeto do ecrã. Há um tejadilho panorâmico deslizante com controlo de luz variável.
O Porsche Cayenne Electric tem a maior área de ecrã de um modelo da marca até hoje, com o novo Flow Display. Este é um painel OLED curvo, complementado por um painel de instrumentos digital de 14,25 polegadas e um ecrã opcional para o passageiro da frente com 14,9 polegadas. Também há head-up display de 87 polegadas, com uma área de exibição de 10 metros à frente do automóvel.
O aquecimento do painel incide sobre os bancos e grandes áreas de contacto, incluindo os apoios de braços e painéis das portas.
A bagageira tem capacidade para 781 litros, podendo ser alargada a 1.588 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. À frente, há um compartimento para 90 litros, num automóvel que pode rebocar até 3,5 toneladas.
O automóvel dispõe de um novo assistente por voz (Voice Pilot), chave digital Porsche Digital Key a partir de um telemóvel (partilháveis com até outros sete utilizadores) e a nova filosofia de operação Porsche Digital Interaction.
Em termos de decoração interior, há cinco pacotes disponíveis e outros tantos conjuntos de acabamento. Os clientes podem aceder aos programas Porsche Exclusive Manufaktur, Paint to Sample e Sonderwunsch, dando um cunho pessoal e exclusivo ao automóvel.
Vista lateral do Cayenne Electric© Porsche AG
Leia Também: Porsche desenvolve híbridos com motor de fluxo axial
