Sem categoria Carros iguais, marcas e modelos diferentes? Saiba por que é que acontece

Carros iguais, marcas e modelos diferentes? Saiba por que é que acontece


Se na imagem de topo do artigo identificou um Volkswagen Up e não um Seat Mii, não foi coincidência. É um exemplo de badge engineering na indústria automóvel.

 

Há modelos muito idênticos, apesar de serem de construtores ou marcas diferentes – e, frequentemente, de regiões geográficas distintas. Isso acontece em estratégias de badge engineering, em que há joint ventures, parcerias ou integração nos mesmos grupos, que levam à partilha de produtos – pelo menos, parcialmente. E já há várias décadas que a prática existe.

No fundo, consiste no lançamento de um produto com um emblema, marca e/ou nome de modelo próprios, sem alterações ou com alterações subtis (sobretudo cosméticas) ao que já era existente.

E não, não há plágio. Este é, habitualmente, o resultado de parcerias entre marcas ou de estas se inserirem num mesmo conglomerado. Os custos de desenvolvimento são divididos, mantendo uma identidade própria em algum grau, para além de ser possível adequar a oferta a cada região.

E, atualmente, por baixo da carroçaria, escondem-se plataformas partilhadas dentro dos mesmos grupos (como são exemplos as marcas dos grupos Renault, Stellantis ou Volkswagen). Isso dispensa cada marca de desenvolver as suas próprias soluções, havendo uma partilha de custos.

Recentemente, contámos-lhe sobre o novo Nissan Rogue nos Estados Unidos da América – que é idêntico ao Mitsubishi Outlander. A Nissan tem uma percentagem da Mitsubishi, cujo design do Outlander foi aproveitado para o Rogue naquele país.

Opel e fabricantes japoneses

Falamos de dois casos que têm a envolvida. Um dos exemplos é o Subaru Traviq – que não foi mais do que o Opel Zafira para o Japão. Já o Isuzu MU foi o Opel Frontera para a Europa e o Vauxhall Frontera para o Reino Unido. A Vauxhall e a Opel, juntas nos mesmos conglomerados há mais de 100 anos, também partilham a nomenclatura dos seus modelos – com a Vauxhall a levá-los ao mercado britânico, apesar de o desenvolvimento ser da Opel.

Três VW Sharan?

O monovolume Volkswagen Sharan foi fabricado entre 1995 e 2023, sendo também a plataforma do SEAT Alhambra até 2020. A primeira geração do Ford Galaxy também partilhou a mesma plataforma na sua primeira geração (1995 a 2006). Os três modelos eram, na altura, muito idênticos, com pequenos aspetos estilísticos diferenciadores.

Volkswagen, Seat e Skoda iguais?

Um outro exemplo no Grupo Volkswagen é o do Up, que também é conhecido como Seat Mii, Skoda Citigo e coabitam em vários mercados com características em tudo idênticas.

Outros exemplos

O Subaru Impreza chegou a ser o Saab 9-2X na América do Norte, havendo também um caso de badge engineering entre a terceira geração do Renault Twingo e a segunda geração do smart Forfour. Os automóveis partilham boa parte dos componentes e têm um design muito similar, mas com algumas diferenças.

Já o Daewoo Matiz recebeu designações diferentes quando o construtor sul-coreano foi adquirido pela General Motors em 2002. Outro caso é o Mitsubishi i-MiEV, um citadino elétrico de cinco portas que também serviu de base ao Citroën C-Zero e ao Peugeot iOn na Europa.

Se o novo Nissan Rogue lhe parece um Mitsubishi, não estranhe

A Nissan anunciou esta segunda-feira, 17 de novembro, o novo Nissan Rogue híbrido plug-in para os Estados Unidos da América. Quem olha para o carro, pode lembrar-se do Mitsubishi Outlander.

 Bernardo Matias | 14:01 – 18/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy