Sem categoria Ford Anglia: O clássico real por trás do carro voador de Harry Potter

Ford Anglia: O clássico real por trás do carro voador de Harry Potter


Em Harry Potter, J.K. Rowling (e, no caso dos filmes, também o guionista Steve Kloves), fazem coexistir o mundo real e o mundo mágico de Hogwarts, em obras de realismo mágico que fascinaram e continuam a fascinar milhões de fãs por todo o mundo.

 

Um dos elementos do mundo real que surge na série é um Ford Anglia 105E Deluxe azul de quatro lugares (que, no enredo, está enfeitiçado para ser capaz de voar). A sua aparição aconteceu em Harry Potter e a Câmara dos Segredos (no livro e no filme), e agora estreia a nova rubrica do Auto ao Minuto, “Estrelas de Quatro Rodas”.

Com o protagonista no banco do pendura, o carro. O condutor é Ron Weasley. Ou melhor, o ‘piloto’: “Ron, tens a certeza que sabes voar com isto?”, disse Harry Potter para o amigo na película de 2002.

Mas, aqui, o protagonista é o Ford Anglia de quarta geração e não a saga criada por J.K. Rowling na qual apareceu. Vamos, então, contar-lhe mais sobre o modelo. Foi fabricado sobretudo para o Reino Unido.

Mais de 10 carros utilizados nas filmagens

O modelo foi lançado em 1959. Mas a produção não usou só um exemplar. O supervisor dos efeitos especiais, John Richardson, revelou numa entrevista ao HeyUGuys em 2012: “Tivemos 16 Ford Anglia, para cobrir todas as coisas diferentes que tinham de acontecer ao longo do filme”. E, segundo o El País, 14 foram destruídos nas filmagens.

No filme, é visível a matrícula: 7990 TD. O Auto ao Minuto pesquisou nos registos oficiais britânicos disponíveis online e encontrou os detalhes: a unidade foi produzida em 1960, com um motor a gasolina de 997 centímetros cúbicos. Ou seja, trata-se do propulsor de quatro cilindros em linha com mais de 40 cv de potência às 5.000 rotações por minuto – dados coincidentes com as informações de brochuras da época, que nos foram enviadas pela Ford do Reino Unido. A caixa era de quatro velocidades.

Um motor que John Richardson teve de optar por tirar, de modo a tornar o automóvel mais leve de forma a poder rodar na grua.

Oito anos em produção

De design futurista para a altura, o automóvel foi produzido entre 1959 e 1967. Apesar de o principal mercado ser o britânico, também foi montado para a África do Sul e Austrália. Teve três tipos de carroçaria: furgão de duas portas, berlina de duas portas (vista no filme) e carrinha.

Segundo o Ford Anglia 105E Owners’ Club, ao longo dos oito anos de produção o modelo recebeu várias alterações do ponto de vista mecânico. O aspeto, esse, manteve-se largamente intacto.

A variante Deluxe, que foi a que surgiu em Harry Potter, tinha grelha cromada a toda a largura, faixa lateral, tampa do porta-luvas, palas para o sol e envolventes das óticas traseiras igualmente cromadas. Os espelhos retrovisores exteriores não se localizavam nas portas, como é mais comum, mas na parte frontal ao lado do capot.

Origens do Ford Anglia remontam à década de 1930

Ford Anglia 105E© Shutterstock  

A geração do Ford Anglia que entra em Harry Potter foi fabricado entre 1959 e 1967, mas a história da família Anglia começou bem antes – em outubro de 1939.

Na altura, foi o modelo mais pequeno da Ford para a Europa e era um sedã de duas portas e quatro lugares – um formato que viria a manter quando, em 1949, se tornou no Anglia E494A.

O 100E foi lançado em 1953 e, apesar de continuar a ser um sedã, o design foi completamente diferente dos antecessores – ao estilo três caixas, aproximando-se daquele aplicado ao 105E. Foram produzidas 1.083.955 unidades, segundo dados solicitados pelo Auto ao Minuto à Ford do Reino Unido.

Este foi o último modelo da família, embora se tenha mantido com algumas atualizações até 1967. O Anglia, entre as suas várias gerações, durou 28 anos, com 1.829.612 unidades produzidas. Mais de metade, como já pode perceber, foram do Anglia 105E. O sucessor foi o Ford Escort, mais moderno, produzido até ao ano de 2003.

Além do Saloon, também existia uma versão de maior desempenho – Super Saloon, cujo motor de quatro cilindros tinha 1.200 centímetros cúbicos de cilindrada. Os preços do Anglia 105E Deluxe no biénio 1965/1966 começavam nas 552 libras à época (incluindo impostos). Segundo o simulador do Banco de Inglaterra, é o equivalente a mais de 9.000 libras (quase 7.900 euros) nos dias que correm.

Um recorde do modelo e um roubo

© Shutterstock  

Em 1962, o automóvel foi levado pelos irmãos Michael e Tony Brookes ao circuito de Mothlhery (França) para bater nem mais, nem menos, do que seis recordes do mundo. A iniciativa durou de quatro a sete dias, tendo sido percorridos entre 15 e 20 mil quilómetros, segundo a Hemmings.

De acordo com uma notícia de 2005 da BBC, uma das unidades do Ford Anglia utilizadas nas filmagens de Harry Potter, datada de 1962, foi roubada dos estúdios. Viria a ser recuperada meses mais tarde, de acordo com o The Sun.

A inspiração de J.K. Rowling

Não foi ao acaso que J.K. Rowling incluiu um Ford Anglia em Harry Potter. Segundo o Wales Online, houve um destes carros que marcou a vida da escritora – pertencia a um amigo, Sean Harris.

Citada por aquele jornal, J.K. Rowling revelou: “Aquele carro azul turquesa e branco significava liberdade e não ter mais de perguntar ao meu pai para me dar boleia, que é a pior coisa ao viver no campo quando és adolescente. Algumas das minhas recordações mais felizes da adolescência são de quando eu acelerava na escuridão no carro do Sean. O Harry foi resgatado por aquele carro, tal como eu fui resgatada do meu tédio”.

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