Um dos recursos presentes no novo Renault 4 E-Tech e noutros modelos recentes do fabricante francês são as pontuações de condução para segurança (Safety Score) e eficiência (Eco Score).
Ao longo dos quatro dias em que tivemos o automóvel em mãos, consultámos várias vezes a secção My Driving – acessível através do ecrã central de 10,1 polegadas para o entretenimento.
Este recurso apresenta, em cada viagem, a avaliação do condutor ao nível de segurança e eficiência da condução – permitindo perceber se está a exercer de forma ideal ou não.
O sistema é simples: apresenta a pontuação numa escala de 0 a 100 para cada um dos parâmetros. Se não estiver satisfeito, pode tentar ajustar a sua condução no trajeto seguinte.
Segundo a Renault, as pontuações têm por base os dados de operação do automóvel – a velocidade, trajetórias e distâncias de segurança.
No nosso entender, para além de dar a noção ao condutor sobre se está a conduzir de forma segura e que rentabilize idealmente a carga da bateria, também funciona como que um desafio para melhorar – podendo levá-lo a estabelecer metas (saudáveis) a atingir nos níveis de pontuação.
Leia Também: Renault 4 E-Tech: Versões comerciais estreiam-se em público esta semana
