A Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, ao início da manhã deste domingo, que tomou a decisão de desclassificar Lando Norris e Oscar Piastri do Grande Prémio (GP) de Las Vegas em Fórmula 1, devido a incompatibilidades técnicas nos monolugares da dupla da McLaren.
O organismo que rege aquele que é o maior campeonato do mundo de velocidade automóvel concluiu que os veículos, quer do piloto britânico, quer do australiano, apresentaram uma “grossura de prancha” abaixo do permitido, pelo que tomou a decisão de afastar ambos de uma assentada só, acrescentando ainda mais drama ao já por si dramático final de temporada do Campeonato do Mundo.
Uma notícia que terá sido recebido com natural agrado por… Max Verstappen, que vencera a corrida com uma vantagem de 20,714 segundos sobre o segundo classificado, Lando Norris, e de 23,546 segundos sobre o terceiro, George Russell. Já Oscar Piastri, não conseguiu ir além de um quarto lugar, no estado norte-americano do Nevada.
O neerlandês ganha, desta maneira, uma nova ‘vida’ na corrida tendo em vista a revalidação do título de campeão mundial, uma vez que passa a somar 366 pontos, tantos quanto o segundo classificado da tabela geral, Oscar Piastri, e apenas menos 24 do que o líder, Lando Norris, que ainda pode vir a ultrapassar.
Como podem Lando Norris ou Max Verstappen ser campeões?
Este (dramático) desenvolvimento dá, assim, todo um novo ‘colorido’ ao Campeonato do Mundo de Fórmula 1, numa altura em que restam apenas dois Grandes Prémios por disputar. O primeiro será o do Qatar, já no próximo domingo, sendo que o último está agendado para o dia 7 de dezembro, em Abu Dhabi.
O Grande Prémio do Qatar contempla uma corrida sprint, ao contrário do que acontece com o de Abu Dhabi, o que significa que, neste momento, estão em disputa um total de 58 pontos. Max Verstappen ainda não desistiu de levar a cabo uma ‘cambalhota’ na classificação, mas a tarefa será tudo menos simples.
Se Lando Norris quiser ser campeão, já no próximo fim de semana, terá de terminar o mesmo com uma vantagem de, pelo menos, 25 pontos, não só sobre o homem da Red Bull, como também sobre o companheiro de equipa, Oscar Piastri, o que significa que, vencendo a corrida, em Lusail, garantirá, matematicamente, o troféu.
Na passada temporada, recorde-se, Max Verstappen conquistou o título em Las Vegas. Ainda assim, recusou tirar o ‘pé do acelerador’, e, no fim de semana seguinte, venceu o Grande Prémio do Qatar, antes de ter dado por terminado o ano civil de 2024 com um sexto lugar, em Abu Dhabi… onde Lando Norris venceu.
Aponte já os horários do GP do Qatar
O Grande Prémio do Qatar irá arrancar já na sexta-feira, estando a primeira sessão de treinos livres agendada para as 13h00 (hora de Portugal Continental), e a qualificação para a corrida sprint para as 17h30. Corrida essa que terá lugar já no sábado, às 14h00, antes da qualificação para o evento principal, às 18h00.
Quanto à corrida propriamente dita, tem ‘tiro de partida’ marcado para as 16h00 de domingo.
Leia Também: Max Verstappen vence em Las Vegas e mantém vivo o Mundial de Fórmula 1
