Depois do E5 Sportback lançado no mercado em setembro, a marca específica da Audi para a China lançou um novo concept car. É o E SUV, totalmente elétrico, apresentado na semana passada no salão automóvel de Guangzhou. Em 2026, chegará à produção.
Segundo o fabricante, que na China tem uma marca sem os quatro anéis e estilizada em maiúsculas, o conceito foi desenvolvido em conjunto com a SAIC e tem por base a plataforma Advanced Digitized Platform (ADP) desenvolvida em conjunto
O Audi E SUV é um SUV de grandes dimensões. Tem mais de cinco metros de comprimento (5.057 milímetros), com a distância entre eixos a ser de 3.060 milímetros. A largura é de 2.042 milímetros e a altura chega aos 1.786 milímetros.
O E SUV é de tração integral com sistema quattro, tendo um motor elétrico à frente e outro atrás. A potência conjunta é de 500 kW (670 cv). A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora cerca de cinco segundos.
A arquitetura é de 800 volts, com uma bateria de 109 kWh que permite chegar aos mais de 700 km de autonomia (ciclo CLTC). Em cerca de dez minutos, é possível recuperar 320 km de autonomia, num posto de carregamento rápido.
O design é futurista e não esquece a linguagem de design da Audi para a China. Tem um exterior descrito como “monolítico, composto e distintivo”, com um aspeto dinâmico. Os faróis são Matrix LED digitais, em disposição vertical.
Atrás, o logótipo Audi (só em texto, como é apanágio da sub-marca chinesa) é iluminado, sendo o conjunto luminoso a formar um loop em torno da área em que o logótipo está inserido.
O condutor pode contar com um conjunto de sistemas de assistência à condução – o Audi 360 Driving Assist System, desenvolvido em específico para o mercado chinês. Este tem em conta os cenários de condução e de tráfego particulares daquele país asiático.
E a versão de produção?
O Audi E SUV é, por enquanto, um concept car. No entanto, está planeado que passe a modelo de produção, com estreia prevista para o próximo ano.
Percorra a galeria de topo e veja mais imagens deste Audi.
Leia Também: O próximo ‘Audi chinês’ é um SUV e já está em testes
