A BYD desenvolveu um motor turbocomprimido boxer 2.0 litros, concebido para a plataforma e⁴ híbrida do construtor chinês. Destina-se, pois, a modelos híbridos plug-in.
Segundo o Car News China, que cita o IT-home, o fabricante lançou recentemente um vídeo (que pode ver no fim do artigo, embora em Mandarim, sem traduções disponíveis) em que um professor da Universidade Jiao Tong de Xangai explica este propulsor de cilindros opostos. Apesar de ter algumas parecenças com os boxer célebres da Porsche ou da Subaru, este é um conceito próprio, pensado para ser compacto e integrar um sistema híbrido.
É anunciado pela BYD como o primeiro motor do género para um carro eletrificado de produção. A estreia é no Yangwang U7, tendo como função principal gerar eletricidade para a motorização elétrica – embora também tenha capacidade de dar binário ao eixo traseiro. A potência máxima do sistema ronda os 272 cv, enquanto o binário atinge os 380 Nm.
Este motor boxer não só reduz significativamente as vibrações graças à sua arquitetura, como também é compacto, com 420 milímetros de altura. E isso facilita o seu posicionamento na parte frontal do veículo, sem comprometer um centro de gravidade baixo. Por outro lado, em termos acústicos também há vantagens: é anunciado que o ruído ao ralenti é apenas 1 dB superior ao dos motores elétricos.
No Yangwang U7, o novo motor boxer da BYD localiza-se na parte dianteira, entre os dois motores elétricos, o gerador e dois eletromagnetos. Na China, o Yangwang U7 foi lançado no início deste ano, com preços a partir dos 628 mil yuan (cerca de 76,7 mil euros).
Leia Também: BYD liderou vendas de elétricos em Portugal em outubro. Tesla deu tombo
