Já se conhecem os dados relativos ao mercado automóvel europeu nos dez primeiros meses do ano. Há um crescimento, com mais novas matrículas face ao mesmo período de 2024.
O relatório da Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) divulgado esta terça-feira (25 de novembro) mostra que, entre janeiro e outubro, foram matriculados 8.974.026 automóveis na União Europeia – mais 1,4 por cento do que em igual período do ano passado.
Considerando também os países EFTA e o Reino Unido, a subida foi de 1,9 por cento, com 11.020.514 novas unidades registadas.
Houve uma quebra significativa na procura por motores de combustão (na ordem dos 18 por cento no que toca à gasolina e de 24 por cento no caso do diesel), assim como noutras soluções. Estas incluem veículos elétricos com célula de combustível, a gás natural, E85/etanol e outros combustíveis.
Por outro lado, os clientes europeus tenderam a procurar mais viaturas híbridas plug-in, com uma subida superior a 32 por cento nas novas matrículas quer na UE, quer no conjunto UE/EFTA/Reino Unido. Também os elétricos registaram uma acentuada subida (25,7 por cento na UE e 26,2 por cento no total de todos os países analisados no relatório).
O desempenho em outubro
Considerando apenas o mês de outubro, o mercado automóvel da União Europeia cresceu 5,8 por cento por comparação com 2024, graças às 916.609 unidades matriculadas.
Juntando o espaço EFTA e o Reino Unido, o crescimento foi inferior, de 4,9 por cento (1.091.904 novas matrículas).
Também neste décimo mês de 2025, assistiu-se a uma forte quebra na procura de automóveis a combustão, com quedas na casa dos 14 por cento no caso da gasolina e a rondar os 22 por cento no que toca ao gasóleo.
Cresceram, em particular, os automóveis híbridos plug-in, com mais 43,2 por cento das vendas na UE e 40,2 por cento no conjunto UE/EFTA/Reino Unido.
Portugal cresceu acima da média
No caso particular do mercado português, a ACEA mostra que, de janeiro a outubro, houve um crescimento do setor automóvel superior ao do total europeu: 8,4 por cento, para 187.701 veículos vendidos.
O país segue a tendência de menor procura de motorizações de combustão e teve um incremento particularmente expressivo nos elétricos (27 por cento) e com outro tipo de motorizações (27,1 por cento).
Vendo apenas o mês de outubro, Portugal vendeu mais 5,5 por cento de automóveis (16.137), com quebra na procura de viaturas a gasolina e a gasóleo e aumentos significativos no caso dos automóveis com outro tipo de motorizações (46,5 por cento) e dos elétricos.
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