Em outubro, registou-se um aumento de vendas de carros elétricos na Europa, que atingiu mais de 38 por cento por comparação com o mesmo mês do ano passado na União Europeia.
A quota de mercado dos automóveis elétricos de bateria foi de 16,4 por cento nos dez primeiros meses do ano. São dados de um relatório da Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA), em que se pode ler: “Ainda está abaixo do ritmo necessário nesta fase da transição“.
Considerando também o Reino Unido e os países EFTA, em outubro as vendas de elétricos cresceram 32,9 por cento. Já no acumulado dos dez primeiros meses do ano, na UE houve um aumento de 25,7 por cento (1.473.447 unidades) nas novas matrículas de elétricos (26,2 por cento juntando o espaço EFTA e o Reino Unido, correspondente a 2.022.173 exemplares).
Segundo a ACEA, há quatro mercados que concentram a grande maioria (62 por cento) dos novos registos de carros elétricos, com destaque para a Alemanha onde a evolução positiva foi de 39,4 por cento. Os outros são Bélgica, Países Baixos e França.
Híbridos plug-in também são mais
Quanto aos automóveis híbridos plug-in, os dados de janeiro até outubro mostram um aumento de 32,4 por cento na UE e de 32,9 por cento na UE/EFTA/Reino Unido. Entre os mercados de maior relevância, Espanha destacou-se na adoção deste tipo de motorizações, com uma subida de 109,6 por cento nestes primeiros dez meses. Mas o crescimento maior foi na Letónia, superior a 300 por cento.
Em Portugal, de acordo com o mesmo relatório mensal, as vendas de elétricos cresceram 27 por cento de janeiro a outubro para as 41.325 unidades, enquanto no caso dos híbridos plug-in o crescimento foi de 21,5 por cento para os 28.166 automóveis.
