A penúltima ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 é já este fim de semana – o GP do Qatar, realizado no circuito de Losail nos arredores de Doha.
Esta é uma etapa potencialmente decisiva, uma vez que Lando Norris (McLaren) tem o primeiro match point – pode selar o título já no domingo, e não precisa de muito para o conseguir.
O britânico chega ao Qatar com 24 pontos de avanço para os perseguidores diretos – o colega de equipa Oscar Piastri e o tetracampeão Max Verstappen (Red Bull).
Lando Norris não precisa de fazer contas aos resultados dos rivais. Basta-lhe somar mais dois pontos do que ambos ao longo do fim de semana. Se a diferença de 24 pontos se mantiver igual após a corrida Sprint, bastaria um nono lugar na corrida principal, desde que Piastri e Verstappen não pontuassem.
Por outro lado, até uma vitória na corrida principal poderá ser suficiente, caso saia do Qatar com 25 pontos de avanço. Isto porque, se for o vencedor, Norris deixa de poder ser igualado em número de triunfos durante toda a temporada.
Mas esta ronda também pode acabar, no extremo, com os três candidatos ao título empatados no topo – e assim deixar tudo baralhado e em aberto para a última jornada do ano em Abu Dhabi.
Certo é que a McLaren já garantiu o título de construtores, campeonato no qual a Mercedes está numa posição de vantagem face à Red Bull e à Ferrari na disputa pelo segundo posto. De facto, a estrutura alemã poderá já garantir a posição.
O GP do Qatar segue o formato Sprint, o que significa que há apenas um treino livre na sexta-feira, seguido da qualificação para a corrida Sprint. Esta disputa-se no sábado, tal como a qualificação para a corrida principal – que, como habitualmente, fica reservada para domingo.
Fique a conhecer os horários de todas as sessões do GP do Qatar (pela hora de Portugal Continental, menos uma nos Açores)
Sexta-feira, 28 de novembro
13h30-14h30: Treino livre
17h30-18h14: Qualificação Sprint
Sábado, 29 de novembro
14h00-15h00: Corrida Sprint
18h00-19h00: Qualificação
Domingo, 30 de novembro
16h00: Corrida
