Há mais uma criação da série de ícones reimaginados da Skoda. Desta vez, foi reinterpretado o Skoda 100 – um automóvel particularmente popular no seu tempo.
Este modelo acessível esteve oito anos em produção, entre 1969 e 1977, tornando-se no primeiro do construtor checo a ultrapassar o milhão de vendas.
Martin Paclt foi o designer responsável por dar uma interpretação moderna ao Skoda 100. O resultado é um sedã elétrico que seria de um segmento mais premium.
Desde o início que definiu que não pretendia um estilo retro, mesmo mantendo o espírito do original. Incluiu um gráfico de faróis com quatro elementos e capot esculpido. Faixas luminosas centrais quer à frente, quer atrás – onde as luzes assumem uma cor roxa – remetem para a faixa cromada e para a ventilação do motor do original.
Onde está o vidro traseiro?
O Skoda 100 reimaginado não tem vidro traseiro© Skoda
Numa das características pouco comuns e mais diferenciadora do exercício de imaginação, é visível que não há vidro traseiro. Martin Paclt explicou: “As janelas [do original] eram quase intercambiáveis, e eu pensei que seria interessante jogar com essa ligação”.
O artista quis “desafiar as regras estabelecidas” e, sem o vidro traseiro, integrou uma barbatana (na qual está a terceira luz de travagem) e um sistema de admissão de ar fresco na zona em que o mesmo estaria. Há, depois, entradas de ar nos guarda-lamas de trás. Uma opção que Martin Paclt explicou: “Colocar a entrada de ar acima do tejadilho parece bem e direciona efetivamente o ar para os componentes técnicos localizados atrás do habitáculo”.
Bagageira à frente?
Tal como o Skoda 100 original era de motor e tração traseiras, o Skoda 100 reimaginado tem a sua motorização elétrica posicionada na parte de trás e tração traseira. E, ao contrário do que é convencional, o principal espaço de bagageira encontra-se na frente, enquanto atrás há um compartimento mais pequeno.
Martin Paclt disse ter partido do atual Skoda Superb para chegar a este exercício: “Percebi que o novo Skoda 100 precisava de ser ligeiramente maior, especialmente mais largo, e assentar bem nas suas rodas, o que é absolutamente essencial”.
A ideia do especialista neste trabalho foi “criar um conceito com um certo grau de realismo”, que manteve linhas do Skoda 100 original – incluindo a assinatura gráfica oval à frente e atrás.
Carro não vai sair do papel
O Skoda 100 reinventado integra a série de reinterpretações modernas de clássicos do fabricante checo do grupo Volkswagen.
Tal como acontece com os demais, não foi concebido para passar à fase de produção no futuro – servindo, apenas, como tributo.
