Foi lançado nos últimos dias o novo Xpeng X9 com extensor de autonomia (EREV). É um carro elétrico com um motor de combustão que alimenta a parte elétrica. Está disponível no mercado chinês em duas variantes: 1602 Max e 1602 Ultra, que é a topo de gama.
É o primeiro modelo com o Kunpeng Super Electric System do fabricante, podendo percorrer 1.602 km sem carregamento ou abastecimento (combinada, segundo o ciclo CLTC). A autonomia elétrica é de até 452 km.
São prometidos consumos de 16,5 kWh por cada 100 km e de 2,53 litros a cada 100 km. Assente numa plataforma elétrica de 800 volts, o X9 EREV possui uma bateria de fosfato de ferro lítio com 63,3 kWh de capacidade que, em carregamento ultrarrápido 5C, pode recuperar 313 km de autonomia em cerca de 10 minutos.
O motor elétrico debita até 210 kW (282 cv) de potência e 465 Nm de binário. O automóvel demora oito segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h, podendo atingir os 180 km de velocidade. Com o motor elétrico, há um propulsor turbo a gasolina de 1,5 litros, com capacidade máxima de geração de 85 kW – que atua como extensor de autonomia. O depósito de combustível leva até 60 litros.
Super computadores
A Xpeng tem um forte investimento em automóveis inteligentes e o Xpeng X9 EREV não é exceção: tem uma plataforma de supercomputação com três chips Qualcomm de alto desempenho e um poder de computação que pode atingir os 2.250 TOPS na versão mais avançada.
Há câmaras de alta definição, incluindo uma de 360º e radares, que suportam funcionalidades de condução assistida por inteligência artificial. Há cruise control, assistente inteligente de limite de velocidade, assistente inteligente de mudança de faixa, aviso de saída de faixa, assistente inteligente de estacionamento, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros recursos.
Dois dos chips constituem a base do funcionamento da condução assistida e o outro é para o cockpit inteligente. Há sistema de travagem inteligente, auto hold, direção assistida eletrónica sensível à velocidade e três modos de assistência de direção selecionáveis. O condutor também pode optar entre quatro modos de recuperação de energia.
Entre os sistemas de segurança, há alertas de colisão frontal e traseira, travagem automática de emergência ou alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros.
Por dentro
Quem entra neste Xpeng encontra um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e um ecrã tátil central flutuante de 17,3 polegadas, para além de um head-up display que projeta as informações essenciais no campo de visão do condutor e um ecrã de 21,4 polegadas para os passageiros de trás.
Os bancos da frente, estofados a couro Nappa, têm sistema de massagem de dez pontos, três níveis de aquecimento e ajuste elétrico em 12 posições. Já os traseiros, também revestidos a couro Nappa, têm ajuste elétrico em 14 posições e massagem, assim como três níveis de aquecimento.
Há três filas de bancos. Os da terceira fila são reclináveis a 180º e são aquecidos, ao passo que os encostos e apoios de cabeça têm ajuste elétrico. Com o rebatimento dos bancos, é possível criar um espaço de bagageira de até 2.514 litros.
Chegará à Europa?
O Xpeng X9 com extensor de autonomia está agora disponível na China a partir do equivalente a cerca de 37.800 euros (309.800 yuan).
Segundo o Automotive News Europe, a empresa prepara-se para lançar mais seis EREV no próximo ano – três deles no primeiro trimestre.
O co-fundador e um dos líderes da empresa, He Xiaopeng, admitiu que vês os EREV como potencialmente adequados para alguns mercados europeus. Assim, não é de pôr de parte que o X9 PowerX e outros cheguem ao continente no futuro.
