Quase 89 mil automóveis híbridos plug-in da BYD foram chamados numa recolha na China, devido a problemas de funcionamento. É a segunda situação idêntica que o construtor atravessa em poucas semanas.
De acordo com a agência Reuters, a autoridade reguladora chinesa chama à revisão 88.981 unidades do BYD Qin Plus DM-i, produzidas entre janeiro de 2021 e setembro de 2023.
No aviso, emitido esta sexta-feira (28 de novembro), diz-se que os automóveis “podem ter potência limitada devido a problemas com a consistência da energia dos conjuntos de bateria durante o processo de produção”. A situação pode até levar à impossibilidade de usar os carros em modo 100 por cento elétrico.
Mais de 210 mil veículos recolhidos em 2025
Só este ano, já foram chamados à recolha mais de 210 mil viaturas da BYD. No mês passado, o construtor passou pela sua maior campanha de recolha até à data, com mais de 115 mil exemplares do Tang e do Yuan Pro chamados devido a riscos de segurança relativos às baterias.
Mas não é a única fonte de desafios para a marca em 2025. Os lucros recuaram pelo segundo trimestre consecutivo entre junho e setembro (32,6 por cento por comparação com o período homólogo) e as receitas baixaram 3,1 por cento – algo que não acontecia há mais de cinco anos.
