Sem categoria Hora das decisões na F1: As contas da luta a três pelo título

Hora das decisões na F1: As contas da luta a três pelo título


No próximo domingo, 7 de dezembro, decide-se o campeão do mundo de Fórmula 1 de 2025 – no GP de Abu Dhabi, em Yas Marina.

 

O que parecia impensável há poucos meses, aconteceu, com uma disputa a três entre os pilotos da McLaren – Lando Norris e Oscar Piastri – e o tetracampeão Max Verstappen (Red Bull).

A McLaren dominou boa parte da temporada, mas acabou por perder ímpeto após a pausa de verão, enquanto Verstappen reencontrou o caminho para o topo. E, de forma impressionante, recuperou de 104 pontos de desvantagem para estar a apenas 12 da liderança num espaço de oito rondas.

Lando Norris em posição privilegiada

Lando Norris (McLaren) está na frente do campeonato e é o mais forte candidato ao título. O britânico não depende de mais ninguém se acabar o GP de Abu Dhabi num dos três primeiros lugares. E, mesmo se for quarto classificado, só perde o título de Max Verstappen ganhar.

Num cenário extremo, Lando Norris pode nem pontuar na última ronda da temporada e, mesmo assim, sagrar-se campeão – caso Verstappen não vá além de quarto e Oscar Piastri seja, no máximo, terceiro.

O atual líder do Mundial tem, também, vantagem nos resultados em caso de empate: se terminar em igualdade pontual com um dos adversários (ou ambos), o desempate é-lhe favorável por ter mais segundos lugares (em vitórias, ainda poderá haver um empate com sete para cada um).

Só o pódio serve a Verstappen

Depois das vitórias em Las Vegas e no Qatar, Max Verstappen ficou a apenas 12 pontos do topo do campeonato. Em Abu Dhabi, o holandês terá de terminar no pódio para ambicionar ser campeão pela quinta vez consecutiva.

Depois, terá de contar com resultados dos dois adversários. Se vencer, tem de esperar que Norris não suba ao pódio. Caso acabe em segundo, precisa que Norris fique, no máximo, em oitavo, e Piastri termine em qualquer posição atrás de si. Já se for terceiro, Verstappen só poderá ser campeão se Norris não for além de nono e Piastri não vencer.

Matemática ainda mais difícil para Piastri

Atualmente em terceiro, Oscar Piastri (McLaren) tem uma desvantagem de 16 pontos para a liderança. Significa isto que só pode sonhar com o título se acabar num dos dois primeiros lugares na corrida de Yas Marina no próximo domingo.

Ainda assim, se ganhar o australiano tem de contar com Lando Norris ficar no máximo em sexto. Já se for segundo, Piastri só é campeão se o seu colega acabar em décimo ou pior e Max Verstappen não subir ao pódio.

Empates para resolver?

Ainda é possível existir empate no topo do campeonato depois do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Aí, terão de ser aplicados os critérios de desempate.

Atualmente, os três candidatos ao título têm sete vitórias cada. Se assim continuasse depois da corrida de domingo, seriam os segundos lugares a desempatar. Norris leva uma vantagem decisiva, com oito destes resultados contra cinco de Verstappen e quatro de Piastri.

Ou seja, em caso de empate o campeão será sempre Norris.

A matemática da luta pelo título resumida

Lando Norris campeão

Qualquer resultado no top três
Quarto e quinto lugares se Verstappen não vencer
Sexto e sétimo lugares se Verstappen e Piastri não vencerem
Oitavo lugar se Verstappen for no máximo terceiro e Piastri não vencer
Nono lugar se Verstappen não for além de quarto e Piastri não vencer
Décimo lugar ou pior se Verstappen for no máximo quarto e Piastri terceiro

 

Max Verstappen campeão

Vitória com Norris no máximo em quarto
Segundo lugar se Norris não for além de oitavo e se ficar à frente de Piastri
Terceiro lugar caso Norris fique em nono ou pior e Piastri não vença

 

Oscar Piastri campeão

Vitória, com Norris no máximo em sexto
Segundo lugar se Norris não for além de décimo e Verstappen não subir ao pódio

Festa adiada. Verstappen vence e deixa tudo para decidir no GP Abu Dhabi

Lando Norris tinha de vencer o GP do Qatar para celebrar já, mas deixou que Max Verstappen ficasse com o primeiro lugar e adiou as contas para a última corrida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Davide Rodrigues Araújo | 17:29 – 30/11/2025

 

Related Post

Generated by Feedzy