Sem categoria Toyota reforça ligação à F1 e dá nome à Haas em 2026

Toyota reforça ligação à F1 e dá nome à Haas em 2026


A Toyota Gazoo Racing vai ser patrocinadora principal da Haas no próximo ano, num reforço da sua ligação à Fórmula 1 (e visibilidade). A equipa será designada, oficialmente, como TGR Haas F1 Team.

 

As duas partes já têm uma parceria técnica desde outubro do ano passado. Ao longo de 2025, a colaboração resultou na realização do primeiro programa de testes com monolugares de anos anteriores da Haas, que em 2026 será o TGR Haas Driver Development Program.

Os pilotos que tiveram oportunidades este ano foram Kamui Kobayashi, Ritomo Miyata, Ryo Hirakawa e Sho Tsuboi – todos ligados à Toyota Gazoo Racing. Foram 14 dias de testes com o Haas VF-23 de 2023, em vários traçados europeus e asiáticos – incluindo Fuji (Japão), Mugello (Itália) e Paul Ricard (França), que não estão no calendário atual da F1.

Desenvolvimento para o futuro

A colaboração entre a Haas e a Toyota visa, como se percebe, o desenvolvimento de talento para o futuro – quer ao nível de pilotos, quer ao nível de recursos humanos.

De momento, não se vislumbram intenções de o construtor japonês voltar à Fórmula 1 como fabricante de motorizações, estando presente atualmente em campeonatos como o Mundial de Ralis (WRC) e Mundial de Resistência (WEC).

Entre 2002 e 2009, a Toyota teve a sua equipa própria na F1, mas nem o investimento avultado produziu resultados de relevo de forma consistente. Quanto à Haas, atualmente é fornecida de motores pela Ferrari.

Decoração revelada em janeiro

A apresentação oficial da decoração da TGR Haas para a época de 2026 da Fórmula 1 será a 23 de janeiro – três dias antes do início dos testes privados em Barcelona. No entanto, não será logo conhecido o VF-26, monolugar concebido para as novas regras do próximo ano. Os dois testes oficiais são no Bahrein, em fevereiro.

Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, afirmou em comunicado: “Através dos nossos desafios na época de 2025, vi jovens pilotos da TGR e engenheiros a começarem a acreditar no seu próprio potencial e a porem os olhos em sonhos ainda maiores. Ver esta transformação moveu-me profundamente. E, hoje, posso dizê-lo com confiança, a Toyota começou finalmente a mexer-se – a mexer-se verdadeiramente. […]. Ao levar a nossa parceria com a Haas a um novo passo em frente no próximo ano, o lema da TGR, “People, Product, Pipeline”, irá acelerar de uma forma que nunca vimos antes. Chegou o momento para a próxima geração dar os primeiros passos para o palco mundial. Junto de Gene Haas, Ayao [Komatsu, chefe de equipa] e todos na TGR Haas F1 Team, iremos construir uma cultura e uma equipa para o futuro”.

Da parte da Haas, o chefe de equipa, Ayao Komatsu, comentou: “É, naturalmente, um privilégio aprofundar a nossa relação com a TGR através do novo acordo de parceria de patrocinador principal. A nossa relação de trabalho até agora tem sido tudo o que esperávamos que fosse. Foi evidenciado através do nosso programa de testes com carros de anos anteriores bem-sucedido esta época, mas aconteceu muito mais nos bastidores – incluindo o desenvolvimento e instalação do simulador nas nossas instalações de Banbury para 2026. O cultivo do pessoal, todo a trabalhar de forma colaborativa entre a Haas F1 Team a TGR, beneficiou-nos muito, e isso é algo que só aumentará à medida que a nossa parceria amadurece. Estamos também empolgados por crescer mais com os integrantes do nosso programa de pilotos, e tem sido encorajador ver a profundidade de talento que a TGR está a apoiar nesse processo”.

Lindblad fecha o pelotão da F1 para 2026 (e tem ligação a Portugal)

Arvid Lindblad, que atualmente reside em Portugal, foi anunciado na Fórmula 1 para a temporada de 2026. O piloto britânico irá competir pela Racing Bulls, ao lado de Liam Lawson.

Bernardo Matias | 15:35 – 02/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy