Chegou o Alfa Romeo Tonale renovado. O SUV-C da marca italiana está ainda mais desportivo, numa remodelação apresentada na emblemática cidade de Pisa (Itália).
A inspiração do design vem da história do fabricante, com alguns dos seus elementos de estilo reinterpretados – como mostra o emblema côncavo tridimensional à frente, cuja ascendência remonta ao 33 Stradale e ao GT 2000.
Quanto às entradas de ar inferiores, remetem para o Junior. Nas laterais, há aberturas cuja linguagem de design é inspirada em modelos de competição como o Giulia GTA e GTAm.
De entrada, as jantes são Petali de 18 polegadas, mas na variante Veloce topo de gama são Stile de 19 polegadas. Há uma outra opção: as jantes Fori de 20 polegadas. Há, ainda, vias alargadas à frente e atrás e emblemas da Alfa Romeo em preto e branco na dianteira e na traseira. Na parte de trás das versões Veloce e Sport Speciale, encontra-se a inscrição Tonale em preto.
Em termos de cores, há um total de oito opções disponíveis. Três delas são novas pinturas metálicas: Amarelo Ocra, Verde Monza e Vermelho Brera. Na gama, continuam o Azul Misano, Branco Alfa, Cinzento Vesuvio, Preto Alfa e Verde Montreal. Opcionalmente, pode ser incluído o tejadilho preto contrastante, disponível em combinação com o teto de abrir.
Motorizações
Dianteira do Alfa Romeo Tonale© Max Sarotto/Alfa Romeo
O novo Alfa Romeo Tonale está disponível como híbrido ou alimentado a diesel. A versão mild hybrid, Tonale Ibrida, inclui motor 1,5 turbo de quatro cilindros com 175 cv de potência, caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades e a tecnologia híbrida de 48 volts. A tração é frontal.
A variante Tonale Diesel tem um motor 1,6 litros alimentado a diesel, que debita 130 cv de potência. É de tração frontal e a caixa é automática de dupla embraiagem e seis velocidades. O Tonale Q4 Ibrida Plug-in é híbrido plug-in. Está no topo de gama, tem tração integral e uma potência de 270 cv. A caixa é automática de seis velocidades.
Chassis
O automóvel surge com suspensão independente McPherson com afinação desportiva em ambos os eixos, enquanto o sistema de travagem tem componentes Brembo. A direção é prometida como “a mais direta do segmento”.
No nível de equipamento Veloce há suspensão eletrónica Dual Stage Valve, amortecedores com frequência de amortecimento seletiva. Já na variante híbrida plug-in, está incluído o sistema brake-by-wire.
Por dentro
A parte da frente do interior do carro© Max Sarotto/Alfa Romeo
Quem entra no automóvel, encontra um painel de instrumentos digital Telescope é de 12,3 polegadas, acrescentando-se um ecrã para o sistema de infoentretenimento Alfa Connect de 10,25 polegadas.
É possível ligar telemóveis ao carro através de Android Auto e Apple CarPlay. Há, ainda, serviços digitais Alfa Connect e atualizações over-the-air (remotas).
Os bancos Scuba têm tecido em preto na variante de entrada (Sprint), sendo que os da frente são aquecidos e ventilados a partir do nível Ti. Existe controlo climático bi-zona e os espelhos retrovisores são eletrocromáticos.
Os ocupantes podem usufruir de um sistema de áudio Harman Kardon com 14 altifalantes e subwoofer. Há carregador sem fios para smartphone, porta da bagageira elétrica mãos-livres.
Ajudas à condução
Para o Alfa Romeo Tonale, o fabricante reservou um conjunto de sistemas de assistência à condução Nível 2. Este inclui cruise control adaptativo inteligente com centragem na faixa de rodagem, assistência inteligente de velocidade, assistência em engarrafamentos, monitorização da atenção do condutor.
O pacote abarca, igualmente, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas, deteção de tráfego transversal traseiro e também deteção de ângulo morto e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (com câmara traseira).
Três versões
Alfa Romeo Tonale, vista traseira© Max Sarotto/Alfa Romeo
A Alfa Romeo apostou, também, na introdução de uma nova estratégia de gama. A versão de entrada é Sprint, evoluindo para a Ti e, finalmente, para a Veloce no topo de gama.
O Veloce tem um emblema exclusivo no guarda-lamas, faróis full LED Matrix, pinças de travão Brembo vermelhas, tubos de escape duplos cromados (só com motorização híbrida plug-in) e o logótipo traseiro Tonale em preto, como já referimos. A suspensão eletrónica de dupla válvula também está associada a esta variante.
Mas, de entrada (Sprint), é possível usufruir do essencial do equipamento já descrito, assim como jantes Petali de 18 polegadas com acabamento bicolor, costuras Biscotto contrastantes no painel de instrumentos e painéis das portas, volante em pele, batentes das portas e pedais em alumínio. Estão incluídas funções keyless, sensor de qualidade do ar e bancos traseiros rebatíveis com apoio de braços.
No meio da gama está o Alfa Romeo Tonale Ti, com molduras dos vidros em preto brilhante e emblema exclusivo no para-lamas. Por dentro, os bancos são em couro vermelho ou preto e têm ajuste eletrónico em oito posições, aquecimento e ventilação. O volante inclui patilhas de caixa de velocidades em alumínio.
Alfa Romeo Tonale Sport Speciale
No lançamento, está disponível uma edição especial: Alfa Romeo Tonale Sport Speciale. Esta é “uma homenagem à desportividade contemporânea interpretada pelo Tonale” e “representa a expressão mais exclusiva da linha”, esclarece o construtor do trevo de quatro folhas.
Assim, o carro foi dotado de pinças de travão Brembo em preto brilhante, saias laterais com detalhes prateados – tal como o para-choques traseiro – e ainda a inscrição Alfa Romeo em branco.
É possível escolher entre as várias opções de personalização em todas as cores disponíveis e também o tejadilho em preto contrastante.
Por dentro, foram incluídos revestimentos em Alcantara nos bancos (em preto e branco) e painel de instrumentos, costuras brancas contrastantes e iluminação ambiente multicor.
Quanto custa?
Segundo a Alfa Romeo, o início de gama do novo Tonale é no Tonale Sprint Ibrida, com uma oferta comercial a partir de 45.300 euros.
