À procura de contrariar a quebra de vendas perante uma concorrência com preços mais acessíveis, a Tesla anunciou este ano o Model 3 Standard. Agora, foi apresentado para a Europa, com preços abaixo dos 40 mil euros – é o mais acessível de sempre do fabricante liderado por Elon Musk.
O objetivo é aproveitar as características distintivas do Model 3, como a autonomia, desempenho e manobrabilidade, mas tornando o automóvel mais acessível ao ter menos equipamento.
A chegar dois meses depois do Model Y Standard, o Tesla Model 3 Standard é anunciado com uma autonomia WLTP de 534 km e consumos de 13 kWh por cada 100 quilómetros. Num carregador Supercharger, é possível recuperar até 270 km de autonomia em 15 minutos. De tração traseira, pode acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos.
Nesta variante de entrada, o Model 3 tem as novas jantes de 18 polegadas, que também têm vantagens do ponto de vista dos consumos.
De série, há faróis adaptativos, com câmaras voltadas para a frente a captarem o ambiente luminoso e a presença de veículos ao redor. Os píxeis individuais dos faróis dos máximos são geridos de forma a que a iluminação para o condutor seja a ideal, enquanto outros condutores e utentes da via não são encadeados.
Funcionalidades
É possível aceder remotamente e controlar o carro pela aplicação móvel Planeador de Viagem, incluindo informação sobre disponibilidade de carregadores da rede Supercharger. O condutor pode controlar a climatização à distância, tendo também Modo Sentinela, Modo Canino e chave no telemóvel (Phone Key), além de outras funcionalidades.
A bordo, os comandos por voz permitem operar o sistema de navegação, ajustar a temperatura e até intervir na música ou podcast que são reproduzidos.
Os bancos são novos e estão forrados num tecido suave ao toque. Os dianteiros podem ser ajustados eletricamente e são aquecidos. Mantém-se o tejadilho em vidro.
Os ocupantes podem usufruir de dois carregadores sem fios para dispositivos móveis e uma porta USB-C à frente, acrescendo-se duas portas USB-C atrás.
A bagageira, com porta elétrica mãos-livres, tem 594 litros de capacidades, extensíveis para 1.659 litros se os bancos da segunda fila forem rebatidos. À frente, onde estaria o motor de um automóvel de combustão, encontra-se um espaço adicional com 88 litros de capacidade. Em termos de reboque, a capacidade é de até 1.000 kg (uma tonelada).
Ajudas à condução e software
Apesar de ser mais acessível, o Tesla Model 3 também tem Autopilot de série, estando preparado para receber a Condução Autónoma Total (Supervisionada) – que pode ser ativada remotamente se a tecnologia for aprovada pelas entidades competentes.
A experiência de software também não altera face a outros Model 3, incluindo atualizações automáticas sem custos extra.
Atualizações do Model 3 também incluídas
Depois de o Tesla Model 3 ter recebido alguns ajustes este ano, o Standard aproveita-os, com a nova câmara dianteira, líquido limpa-para brisas e aquecimento integrado para prevenir o embaciamento e congelamento e novo manípulo de mudanças.
O preço
Já está disponível em Portugal o novo Tesla Model 3, com um preço-base de 36.990 euros. Na campanha de lançamento, contudo, o custo inicia-se nos 35 mil euros. Por comparação, o patamar seguinte do Model 3 (Premium Long Range de tração traseira) tem um preço de 44.990 euros.
