Muito populares no Japão, os kei cars são modelos ultra compactos, de prestações reduzidas e vocacionados para o uso nas cidades – onde há uma maior congestão do tráfego, ruas mais estreitas e menos espaço para estacionar.
Claro está que não impressionam pelas prestações, mas não é essa a sua finalidade – longe disso. E até há variantes do conceito, incluindo pequenos furgões. Agora, Donald Trump quer replicar a ideia nos Estados Unidos da América – onde não cumprem os padrões técnicos atualmente exigidos pelas leis.
Citado pela Bloomberg, o presidente daquele país revelou-se fã dos kei cars: “São muito pequenos, são mesmo fofos, e eu pensei, como é que isso se sairia neste país? Mas não temos permissão para os fazer neste país e julgo que vão sair-se muito bem com esses carros. Então, vamos aprovar esses carros“.
O secretário de Estado dos Transportes, Sean Duffy, já tem autorização para aprovar o fabrico de kei cars nos EUA. E, em entrevista à CNBC, entrou em detalhes. Considera que deverão ficar fora das autoestradas e são “muito mais acessíveis do que as outras opções” atuais.
Citado pelo The Verge, o governante americano disse também: “Se a Toyota ou qualquer outra empresa quiser fazer carros mais pequenos e acessíveis, eficientes em consumos, abrimos o caminho para que eles os possam construir na América e vendê-los na América”.
Resta, agora, ver se há interessados em introduzir o conceito de kei trucks nos EUA, uma vez que são um veículo de nicho, de dimensões consideradas demasiado reduzidas por muitos americanos e, naturalmente, têm dimensões e desempenhos limitados.
Por outro lado, está por perceber se, à semelhança do que acontece no Japão, os kei cars ficariam abrangidos por benefícios fiscais nos EUA.
