A Mercedes-Benz anunciou recentemente a adesão à plataforma de inovação IPAI em Heilbronn, na área da utilização da inteligência artificial na indústria.
Em comunicado, o construtor automóvel esclareceu que “pretende promover o uso responsável da IA na indústria, acelerar a inovação e reforçar a posição da Europa como líder na tecnologia”.
Esta plataforma reúne peritos, fomentando um intercâmbio “para desenvolver novos padrões em conjunto, aproveitar melhor o software gratuito e de código aberto e simplificar o processo regulador”.
Da sua parte, a Mercedes-Benz põe ao dispor da IPAI a experiência que tem ao lidar com IA na sua cadeia de valor, contando depois tirar proveito das sinergias desta colaboração no sentido de melhor adaptar a sua integração de inteligência artificial desde a pesquisa e desenvolvimento à produção.
No entender do fabricante automóvel, a adesão à IPAI vem também “abrir oportunidades para explorar cenários futuros como comportamento do veículo numa cidade inteligente conectada e desenvolver soluções inovadoras”.
E, sendo os automóveis o seu negócio, conta que a utilização de ferramentas de IA permita criar modelos aprimorados ao nível de experiência de condução e de segurança.
Atualmente, a Mercedes-Benz utiliza recursos de IA em toda a sua cadeia de valor, desde o desenvolvimento até ao pós-vendas e às operações de escritório diárias. Diz ser um “co-piloto”, que assume “tarefas de rotina, criando espaço para a criatividade e aprimorando a eficiência e qualidade”. Só em 2025, duplicou a utilização diária de ferramentas de inteligência artificial entre os seus funcionários, tendo como objetivo chegar a um uso de 50 por cento até ao fim do ano.
O centro de controlo apoia todos os departamentos com as tecnologias padronizadas, assim como plataformas, serviços de infraestruturas, para além de “promover a integração da IA nos processos e produtos”.
Katrin Lehmann, diretora de informação na Mercedes-Benz, comentou: “A inteligência artificial permeia todas as áreas e muda de forma fundamental a forma como pensamos, desenvolvemos e fazemos os negócios na Mercedes-Benz. Não queremos usar a IA seletivamente, mas como uma alavanca estratégica para criação de valor sustentável. Com parceiros como a IPAI, ganhamos ímpeto a partir de fora e contribuímos ativamente para uma rede poderosa para uma Europa forte como local tecnológico”.
