A Koenigsegg produz alguns dos carros desportivos mais impressionantes, mas também são pouco acessíveis – não só pela produção artesanal em baixa escala (atualmente nem aceita encomendas), como principalmente pelo preço que pode superar o milhão de euros.
E se, no futuro, surgissem modelos mais baratos? Christian von Koenigsegg, líder da marca sueca, revelou que essa possibilidade está em aberto. Como é natural, não é sinónimo de carros baratos e ao alcance de qualquer conta bancária. Apenas, eventualmente, em linha com os de fabricantes de super carros com produção menos limitada.
O empresário afirmou ao CarBuzz: “Temos ponderado a ideia de talvez aumentar em volume, fazendo carros desportivos mais simples e mais acessíveis“.
A Koenigsegg aposta em carros de alto desempenho e alta qualidade, com um processo largamente artesanal, produzindo algumas dezenas de exemplares por ano. Aumentar o volume envolveria uma abordagem, fabrico e próprio negócio muito diferentes face ao atual. Christian von Koenigsegg reconheceu-o: “Alto volume é um animal diferente do que baixo volume fabricado à mão“.
O assunto será encarado “passo a passo”, sem uma data ou compromisso fixo quanto a esse eventual carro mais acessível. Assim referiu o dirigente da marca: “Veremos. Talvez um dia“.
Por outro lado, atualmente o fabricante não está a ter capacidade para responder à procura. O dirigente admitiu em junho passado ao TopGear que “todos os modelos estão, atualmente, esgotados”. Na altura, antecipou que no final de 2026 deverá ser introduzido um novo carro e, assim, as encomendas poderão voltar a abrir.
Já em setembro, Christian von Koenigsegg falou de dois novos hipercarros para o ano que vem: “Temos outro projeto engraçado de homenagem que estamos a fazer e iremos apresentar no próximo ano. E, depois, temos uma nova plataforma, um carro com motor central a surgir… provavelmente no fim do próximo ano”, disse, citado pelo CarBuzz.
