Mudança de líder na BMW AG. Milan Nedeljkovic vai suceder a Oliver Zipse como presidente do conselho de direção a 14 de maio do próximo ano, depois da assembleia geral anual. A decisão foi tomada pela conselho de supervisão da empresa esta terça-feira (9 de dezembro).
Em 2023, Oliver Zipse renovou como presidente do conselho de direção da BMW AG até 2026, ultrapassando a idade de reforma habitual. Agora, está de saída a 13 de maio de 2026, depois de 35 anos no grupo bávaro. Chegou à direção há mais de dez anos e desde agosto de 2019 que era presidente.
Sob a sua alçada, o construtor enfrentou vários desafios, incluindo a pandemia da Covid-19, e entrou numa nova era de eletrificação – com a chegada da Neue Klasse, recentemente lançada com o novo BMW iX3. Em breve, os seus pressupostos de tecnologia e design serão aplicados a mais modelos existentes (com atualizações) e totalmente novos.
A presidência do conselho de direção da BMW AG ficará nas mãos de Milan Nedeljkovic até 2031. Aos 56 anos de idade, integra a direção desde 2019 e atualmente está encarregue da divisão de produção. Entrou na empresa em 1993 como estagiário e tem uma vasta experiência internacional. Milan Nedeljkovic teve vários cargos de topo, incluindo como vice-presidente sénior de qualidade corporativa.
Nicolas Peter, presidente do conselho de supervisão da BMW AG, afirmou num comunicado: “Milan Nedeljkovic convence-me com a sua visão estratégica, fortes capacidades de implementação e pensamento empreendedor. Ele destaca-se pela sua gestão de recursos muito focada, seja financeira ou ecológica. Milan Nedeljkovic inspira pessoas com ideias, une-as por trás de valores partilhados e, portanto, motiva-as a atingir o pico de desempenho. Esta é uma qualidade de liderança crucial para manter o sucesso do Grupo BMW neste momento de transformação”.
O dirigente também agradeceu a Oliver Zipse, que agora sairá da liderança da BMW: “Oliver Zipse fez um contributo significativo para o Grupo BMW e merece a nossa sincera gratidão. Ele liderou a BMW em crises globais como a Covid-19 e representa a Neue Klasse como o maior projeto estratégico da história da empresa. Oliver Zipse sempre deu prioridade ao sucesso da BMW. Ele adotou consistentemente uma posição clara, mesmo com grandes desafios externos, e assim manteve a empresa no caminho durante alturas turbulentas”.
A representação dos funcionários também reagiu – e de forma positiva – a esta mudança de líder na BMW AG. Martin Kimmich, presidente do conselho global de trabalhadores e vice-presidente da direção de supervisão, referiu: “Milan Nedeljkovic é tido em alta consideração e desfruta da confiança dos funcionários da BMW. Junto com ele, estamos ansiosos por continuar a longa tradição de colaboração cooperativa entre o conselho de trabalhadores e a gestão corporativa como uma base para a nossa estória de sucesso na BMW”.
