Sem categoria Este é o novo SUV elétrico de 7 lugares da Mercedes-Benz

Este é o novo SUV elétrico de 7 lugares da Mercedes-Benz


Foi revelado o novo Mercedes-Benz GLB. O SUV elétrico de sete lugares vai chegar ao mercado no próximo ano, sendo descrito como versátil. Apresenta uma imagem e tecnologia modernas.

 

Duas opções de motorização… para já

O modelo está assente numa arquitetura de 800 volts. Os clientes vão poder escolher entre duas motorizações 100 por cento elétricas. A GLB 250+ com tecnologia EQ é de tração traseira e debita 200 kW de potência (272 cv) e 335 Nm de binário. O automóvel é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos, atingindo um máximo de 210 km/h.

A bateria de níquel-manganês-cobalto tem 85 kW de capacidade, o que resulta numa autonomia de até 631 km (em ciclo WLTP). São anunciados consumos de 18,3/15,8 kWh por cada 100 quilómetros. O carregamento rápido pode permitir repor 260 km de autonomia em dez minutos.

A versão GLB 350 4Matic com tecnologia EQ é de tração integral, propondo 260 kW de potência (354 cv) e um binário que atinge os 515 Nm. A velocidade máxima é idêntica (210 km/h), mas a aceleração dos 0 aos 100 km/h é mais veloz, fazendo-se em 5,5 segundos.

Com consumo combinado de 18,6/15,9 kWh por cada 100 quilómetros, a autonomia anunciada chega aos 614 km. Em carregamento rápido, dez minutos são suficientes para recuperar até 255 km de autonomia. A bateria é a mesma, de 85 kW.

Segundo a Mercedes, no futuro haverá mais variantes elétricas. Ambas as versões agora lançadas podem rebocar até duas toneladas e têm a Electric Drive Unit 2.0, que diz “resolver o conflito entre binário máximo, velocidade de ponta e eficiência excelente”.

O Mercedes-Benz GLB elétrico tem capacidades bidirecionais, podendo abastecer com energia com as funções Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G).

Futuramente, haverá variantes híbridas com motor a combustão – numa fase inicial em três níveis de potência. Estas terão uma nova bateria de 48 volts e 1,3 kWh, podendo ser utilizada apenas a locomoção elétrica em velocidades urbanas quando são necessários menos de 20 kW de potência. É possível recuperar energia em todas as oito relações da transmissão. O motor de combustão, nestes casos, é um novo quatro cilindros da família Fame, de 1,5 litros e alimentado a gasolina.

Até sete lugares

Mercedes-Benz GLB© Mercedes-Benz AG  

Este novo Mercedes GLB está disponível com cinco lugares ou com sete lugares. Neste último caso, há uma segunda fila traseira com mais dois bancos, a juntar ao banco traseiro longitudinalmente da segunda fila.

Descrito como prático para viagens familiares, tem uma bagageira com 480 litros de capacidade (sete lugares) ou 540 litros (cinco lugares), extensíveis respetivamente até 1.715 e 1.605 litros com os bancos traseiros rebatidos. À frente, há um compartimento com 127 litros de capacidade.

Com mais espaço para as pernas na segunda fila, o modelo tem um tejadilho panorâmico de série. O tejadilho panorâmico Sky Control é opcional, permitindo escolher entre uma visão transparente e outra opaca a privilegiar maior privacidade. É, também, possível incluir quatro bancos para crianças nas segunda e terceira filas e um no lugar do passageiro da frente.

Suspensões e travões

Este Mercedes-Benz GLC vem, de série, com jantes de 20 polegadas. O botão Dynamic Select permite alterar as características de amortecimento (Comfort, com amortecimento mais confortável, ou Sport, mais firme).

Por outro lado, há um novo sistema de travagem one-box, que combina os componentes num módulo compacto. Assim, é possível otimizar a recuperação da energia em travagem. É até possível, “em princípio”, travar de forma elétrica até uma paragem total.

Uma manete por trás do volante permite ajustar a potência e o nível de recuperação em quatro níveis: D Auto (inteligente); D+ sem recuperação, D (padrão) e D- (recuperação aprimorada).

O D Auto, associado ao ECO Assistant, pode usar os dados armazenados no mapa de navegação e informação de sensores e câmaras para determinar o itinerário previsto, ajudando a otimizar o comportamento de condução com a minimização dos consumos e maximização da recuperação de energia.

A versão 4Matic inclui um Terrain Mode, particularmente adaptado a estradas de terra, com características próprias de cadeia cinemática, direção e travões.

Design exterior

A traseira do novo Mercedes-Benz GLB© Mercedes-Benz AG  

O desenho deste novo Mercedes-Benz GLB tem linhas minimalistas. Inclui uma dianteira com o padrão Mercedes-Benz iluminado, numa reinterpretação da grelha cromada clássica. O padrão é formado por 94 estrelas, sendo que a estrela central pode ser parcial ou totalmente iluminada dependendo dos regulamentos.

As proporções são típicas de SUV, com uma dianteira erguida e um para-brisas com inclinação pronunciada. Os ombros são musculados, enquanto os espelhos retrovisores exteriores são particularmente compactos. Há barras de tejadilho, capazes de acomodar sistemas de transporte de bagagem opcionais.

Os faróis são totalmente em LED e estão ligados por uma faixa de luz. Opcionalmente, é possível incluir a tecnologia Multibeam LED para as luzes diurnas. Atrás, as luzes são, igualmente, ligadas por uma faixa luminosa, numa tentativa de enfatizar a largura do veículo. O suporte da matrícula está integrado no para-choques.

A aerodinâmica foi trabalhada, com o coeficiente de arrasto de 0,28 pese embora a dianteira seja ligeiramente maior. Neste sentido, o desenho dos para-choques à frente e atrás, tal como a vedação das juntas, o desenho das colunas A e dos espelhos contribuíram para o desempenho – tal como os spoilers dianteiros e traseiros.

Por dentro

A parte da frente do interior do Mercedes-Benz GLB© Mercedes-Benz AG  

Quem entra no novo Mercedes-Benz GLB vê um novo volante, que pretende ser mais ergonómico e intuitivo. Foi reintroduzido um controlo basculante para o limitador de velocidade e para o Distronic e um controlador rolante para o volume.

Há várias opções de cores e materiais interiores, incluindo os novos tons Aquamint e azul metálico Clear Blue Metallic, tal como um novo tecido dos estofos com efeito pérola em preto e branco Black/Clean White Pearl. Entre os acabamentos disponíveis estão madeira, alumínio escovado, revestimento de aspeto anodizado e até uma superfície de papel decorativo.

O ecrã flutuante MBUX Superscreen é opcional. Estende-se a toda a largura da frente, com uma área de superfície de 10,25 polegadas de painel de instrumentos e 14 polegadas do ecrã central e um ecrã extra também de 14 polegadas para o passageiro opcional dentro do MBUX Superscreen. Sem esse ecrã adicional, é incluído um gráfico com padrão de estrela no lado do passageiro da frente. Há uma consola central flutuante.

Tecnologia de bordo

A Mercedes-Benz tem no GLB um SUV com o sistema operativo MB.OS. Este inclui inteligência artificial generativa no novo assistente virtual por voz MBUX Virtual Assistant – que permite diálogos com uma certa complexidade entre o condutor e o automóvel.

O assistente é, até, adequado à navegação, graças ao Google Gemini – sendo capaz de dar ideias e sugestões ou de responder a algumas questões relacionadas com o carro (como, por exemplo, se é possível carregar com uma tomada doméstica).

Há um avatar humano e um novo avatar de cara expressiva LittleBenz, tal como um avatar em estrela. A navegação MBUX Surround Navigation exibe uma visão em tempo real do automóvel e daquilo que o rodeia, combinando a assistência de condução com uma representação 3D do que o rodeia – mostrando, até, outros utilizadores desde carros a peões.

A navegação é baseada no Google Maps, com uma solução desenvolvida em parceria entre as duas empresas. É um dos primeiros sistemas com o novo agente de inteligência artificial da Google Cloud para utilização em automóveis com Google Maps.

Caso seja incluído, o ecrã de 14 polegadas para o passageiro permite aceder a aplicações de streaming digital para ver filmes e séries. E, opcionalmente, é possível dotar o carro de um sistema de som surround Burmester 3D com Dolby Atmos e 16 colunas.

A Mercedes permite, também, escolher entre várias paisagens sonoras, através da SoundExperience que pode ser selecionada como aplicação. Inclui Silver Waves, Vivid Flux, Serene Breeze, Roaring Pulse para a AMG Line e os novos modos Fractal Fusion que remete para os jogos arcade dos anos 1980 e Granular Fuzz.

Outro equipamento opcional é a Keyless-Go, dependendo da disponibilidade em cada mercado. Permite destrancar ou trancar o carro quando a chave se aproxima ou se afasta do mesmo. Opcionalmente, pode estar equipado com acesso mãos-livres e, assim, abrir e fechar automaticamente o porta-bagagens com um movimento abaixo do para-choques traseiro.

Assistências à condução

Mercedes-Benz GLB© Mercedes-Benz AG  

Em termos de assistências à condução, o novo Mercedes-Benz GLB está disponível com até cinco radares, oito câmaras, 12 sensores ultrasónicos e um computador de alto desempenho refrigerado a água. Os sistemas de assistência surgem em quatro pacotes MB.Drive.

O primeiro, opcional para o lançamento na Europa (MB.Drive Assist) inclui assistente de direção, tendo o nível 2 de assistência, incluindo apoio à mudança de faixa. O MB.Drive Assist Plus, que estará disponível a partir de 2026, inclui uma mudança de faixa automática em autoestrada mais desenvolvida.

O MB.Drive Assist Pro tem mais duas câmaras, mas só estará disponível inicialmente na China. O MB.Drive Parking Assist tem capacidades aprimoradas de reconhecimento de espaços de estacionamento, dando apoio ao estacionamento em ângulo. É, também, possível, sair de um lugar automaticamente mesmo se a entrada no parque foi feita de forma manual. Depois, há o MB.Drive Parking Assist 360, com vistas surround novas e uma interface com novo aspeto.

Quando estará disponível o novo Mercedes GLB?

Na Alemanha, o novo Mercedes-Benz GLB elétrico já está disponível para encomenda, por 59.048 euros (GLB 250+) e 62.178 euros (GLB 350 4Matic). O lançamento no mercado está previsto para a primavera do próximo ano, em data não especificada.

Novo Mercedes CLA Shooting Brake elétrico chega a Portugal. Eis os preços

O Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 100 por cento elétrico já está disponível em Portugal. É uma versão do modelo que, há algumas semanas, chegou ao país, podendo ter mais de 760 km de autonomia.

Bernardo Matias | 09:37 – 26/11/2025

Related Post

Generated by Feedzy