Sem categoria Stellantis e Bolt avançam na mobilidade autónoma

Stellantis e Bolt avançam na mobilidade autónoma


Stellantis e a Bolt juntaram esforços no campo da mobilidade autónoma. A parceria, anunciada esta terça-feira (9 de dezembro), integra os esforços da Bolt para ter pelo menos 100 mil viaturas autónomas a operar até 2035.

 

Segundo um comunicado, as duas empresas dedicam-se, no âmbito deste memorando de entendimento, a “explorar em conjunto o desenvolvimento e implementação de veículos autónomos de nível 4 (sem condutor) para operações comerciais na Europa”.

Da parte da Stellantis, será empregue a tecnologia AV-Ready Platforms nas plataformas eK0 de tamanho médio e também a STLA Small. Já a Bolt contribui com a sua rede de mobilidade presente em mais de 50 países – 23 deles na União Europeia. A ideia será integrar os automóveis autónomos da Stellantis nessa plataforma, para fornecer serviços de transporte autónomos por aplicação.

Segundo um comunicado, os veículos de teste deverão começar a ser implementados já no próximo ano em alguns países europeus. Será um processo faseado, que começa com protótipos e frotas piloto, sendo o objetivo começar a produção em si no ano de 2029. Até 2035, a Bolt quer ter 100 mil viaturas autónomas disponíveis na sua plataforma de mobilidade partilhada.

Antonio Filosa, diretor-executivo da Stellantis, afirmou: “As nossas AV-Ready Platforms estão concebidas para máxima flexibilidade, para que possamos proporcionar a melhor experiência possível aos clientes europeus. Frotas autónomas também podem contribuir para uma pegada carbónica mais baixa ao permitirem uma mobilidade partilhada e otimizada, reduzindo a congestão e as emissões. Fazer parceria com a Bolt pretende aproximar esta visão da realidade, combinando a nossa perícia em engenharia com o alcance operacional deles na esperança de tornar a mobilidade sem condutor numa parte confiada da vida diária na Europa”.

Quanto ao fundador e diretor-executivo da Bolt, Markus Villig, referiu: “Esta parceria junta duas empresas que entendem a dinâmica específica da operação na Europa. Ao combinar as AV-Ready Platforms da Stellantis e a nossa experiência operacional, planeamos criar a melhor oferta de veículos autónomos que esteja talhada para as necessidades europeias, em linha com os padrões europeus, que milhões de pessoas poderão usar. A parceria marca o próximo passo na nossa ambição de ter 100 mil veículos autónomos na plataforma Bolt até 2035”.

 Stellantis une forças com Nvidia, Uber e Foxconn para lançar robotáxi

A Stellantis, em colaboração com a Nvidia, Uber e Foxconn, vai desenvolver um serviço de robotáxis. O grupo automóvel fala de “um marco importante” na sua estratégia na área dos táxis de condução autónoma.

Lusa | 10:34 – 29/10/2025

Related Post

Generated by Feedzy