Foi recentemente revelado o novo smart #6. É a primeira berlina da marca que se popularizou pelos seus citadinos de pequenas dimensões, numa proposta de luxo lançada na China.
É, também, o segundo híbrido plug-in depois do #5, um SUV lançado igualmente naquele país este ano. A partir de 2026, haverá igualmente variantes 100 por cento elétricas, segundo a publicação britânica Autocar.
O modelo vem rivalizar com a Série 3 da BMW. Tem 4.906 milímetros de comprimento, 1.508 milímetros de altura e 2.926 milímetros de distância entre eixos. O desenho tem um cuidado com o desempenho aerodinâmico, incluindo puxadores embutidos nas portas.
Por outro lado, a motorização híbrida conjuga um motor quatro cilindros 1,5 litros turbo a gasolina com um motor elétrico, sendo a transmissão híbrida dedicada de três velocidades.
A bateria de fosfato de ferro-lítio promete uma autonomia elétrica de 285 km, enquanto a autonomia total é de 1.810 km (ciclo CLTC), com consumos de combustível de 3,9 litros a cada 100 quilómetros. A potência ascende aos 429 cv.
Quanto às versões totalmente elétricas, que só serão lançadas em 2026 na China, terão dois tipos de bateria – fosfato de ferro-lítio de 75 kWh ou níquel-manganês-cobalto de 94 kWh.
Para tração traseira, há uma variante assente numa arquitetura de 400 volts, terá tração traseira. Já as #6 Pro+ e #6 Premium terão uma arquitetura de 800 volts e um motor mais potente. Depois, existirão versões com tração integral e dois motores (#6 Pulse e #6 Brabus).
Quanto ao interior, ainda nada se conhece, uma vez que para já a smart só disponibilizou imagens do exterior do automóvel.
Virá para a Europa?
Smart #6© Smart / Weibo
Escreve a Autocar que os responsáveis da smart na China admitem vir a exportar o modelo mas, para já, não há qualquer confirmação sobre se este modelo chegará à Europa.
Atualmente, a marca só vende modelos elétricos no Velho Continente, pelo que se introduzir algum modelo híbrido plug-in entraria num novo segmento de mercado.
