A Ford vai produzir dois novos modelos assentes na plataforma AmpR da Renault. A colaboração, anunciada esta terça-feira (9 de novembro) é essencial para o construtor americano – que quer revitalizar a sua presença na Europa.
Jim Baumbick dirige as operações europeias desde o início de novembro e, citado na publicação britânica Autocar, vincou o compromisso para com “fabricar e construir carros na Europa para os europeus, concebidos por europeus“.
Quanto à colaboração agora anunciada, o líder entende que: “Parcerias são uma parte vital do nosso negócio. De forma a competir em termos de custo, precisamos de garantir que ganhamos escala e entramos em novos níveis de custo de material e otimização da cadeia de fornecimento”.
Em declarações prestadas ao Financial Times, o diretor-executivo da Ford Motor Company, Jim Farley, foi mais longe: “Estamos na luta pelas nossas vidas e pela nossa indústria, e não há melhor exemplo do que aqui na Europa. Juntos, podemos criar uma potência nos veículos comerciais ligeiros. Acreditamos que há uma grande diferenciação comparando com os chineses”.
O custo e a escala foram dois fatores preponderantes na escolha da Renault, tal como a “velocidade, agilidade e competitividade da AmpR”, segundo Jim Baumbick. A relação, disse, vem complementar aquela que existe com o Grupo Volkswagen para os furgões: “Não é um afastamento da Volkswagen; temos um envolvimento muito claro e uma estratégia com a Volkswagen”, garantiu.
“Renault 5” Fiesta?
Segundo a Autocar, o primeiro dos dois Ford assente na plataforma AmpR da Renault será um sucessor do Fiesta, com base no atual Renault 5 E-Tech 100 por cento elétrico. No entanto, não há informações oficiais sobre o que será, de facto, esse futuro modelo europeu do fabricante da Oval Azul.
